Nos dias 24 e 25 de julho, a Maternidade Maria Barbosa, do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), administrado pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), realizou curso de capacitação com foco na prevenção à violência doméstica, envolvendo profissionais da 11ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). As atividades foram divididas em duas turmas, compostas por policiais que atuam em municípios da área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros e da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária: Bocaiúva, Francisco Sá, Cristália, Monte Azul, Lontra, Luislândia, Montes Claros, São Francisco, Campo Azul, Porteirinha, Varzelândia e Mato Verde, além de Ponto Chique, que faz parte da GRS Pirapora.

A coordenadora da maternidade do HUCF, Flávia Nobre, explicou que o curso teve como objetivo capacitar referências policiais que atuam em situações de ocorrências voltadas ao atendimento de vítimas de violência doméstica e familiar. “A intenção é orientar os policiais na implementação de ações efetivas para a segurança das vítimas e quebra do ciclo identificado, de forma correta e padronizada. A equipe da maternidade também repassou aos participantes os protocolos adotados e a conduta dos profissionais de saúde durante todo o período de atendimento às pacientes”, pontuou a coordenadora.

27.07.2023.Capacitação HospitalUniversitário

Para o repasse de orientações aos policiais, o HUCF envolveu equipe composta por estagiários e profissionais dos serviços de ginecologia e obstetrícia; preceptoria da residência médica e de enfermagem.

A 1ª tenente da Polícia Militar, Mônica Beatriz Zuba, do 10º Batalhão sediado em Montes Claros, avaliou que “a instrução ofertada pelo Hospital Universitário foi de grande valia, uma vez que os profissionais da Polícia Militar tiveram a oportunidade de conhecer na prática o protocolo de atendimento do hospital em relação ao tratamento às vítimas de violência e compreender a complexidade de direcionamento desse fluxo”.

No Norte de Minas, o HUCF é uma das principais referências de atendimento de demandas da população em várias especialidades médicas. Presta serviços à sociedade unicamente por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Na estrutura do hospital, a Maternidade Maria Barbosa é referência no atendimento de casos de violência contra a mulher e abusos físicos e sexuais. Os atendimentos envolvem assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros, médicos, técnicos em enfermagem e laboratoristas.

Disque 100

O Disque Direitos Humanos, ou “Disque 100”, é um serviço gratuito de proteção vinculado ao Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Mulheres, Crianças e Adolescentes. Constitui um canal de comunicação da sociedade civil com o poder público que possibilita conhecer e avaliar a dimensão da violência contra os direitos humanos e o sistema de proteção, bem como orientar a elaboração de políticas públicas.

Por Pedro Ricardo / Foto: Ascom Unimontes