Visando o incremento do atendimento às demandas da população, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros está reforçando, junto aos municípios das microrregiões de Saúde de Bocaiúva, Francisco Sá e de Montes Claros, a necessidade de viabilizarem a implantação e a estruturação dos serviços especializados ambulatoriais. Para os novos serviços, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) já repassou às três microrregiões de Saúde mais de R$ 10,6 milhões, divididos da seguinte forma: Montes Claros, com pouco mais de R$ 8 milhões; Bocaiúva R$ 1,3 milhão e R$ 1,2 milhão para a microrregião de Saúde de Francisco Sá.

Por meio das deliberações 3.992 e 4.040, aprovadas em novembro do ano passado em nível estadual pela Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde (CIB-SUS), além da estruturação dos serviços especializados, o investimento também deverá ser utilizado no fomento às linhas de cuidado prioritárias nas áreas de pré-natal de alto risco; criança de risco; propedêutica dos cânceres de colo do útero e de mama; hipertensão arterial sistêmica e diabetes de alto e muito alto risco

Durante reunião da CIB-SUS, realizada na primeira quinzena de julho, em Montes Claros, o coordenador de Atenção à Saúde da SRS Montes Claros, João Alves Pereira, lembrou que “a ampliação dos serviços de média complexidade vai fortalecer as microrregiões de saúde, complementando o atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) nos serviços de Atenção Primária. Com serviços ambulatoriais estruturados, os municípios vão contribuir com a oferta de atendimentos de saúde mais resolutivos, evitando que os pacientes evoluam para situações de saúde mais graves o que, consequentemente, sobrecarrega os serviços de alta complexidade e exige mais investimentos”, pontuou o coordenador.

Reunião da CIB-SUS, realizada em julho, em Montes Claros - Foto: Pedro Ricardo

João Alves explicou que, com a estruturação dos serviços ambulatoriais, a SES-MG objetiva fortalecer o vínculo dos usuários do SUS com serviços de saúde dos municípios e microrregiões; viabilizar o tratamento oportuno dos pacientes, evitando que evoluam para situações de saúde de maior gravidade; otimizar os serviços de saúde para absorver as demandas de risco habitual; fortalecer as linhas de cuidado prioritárias, além de viabilizar o incremento das microrregiões de saúde por meio da colocação em prática do Plano de Desenvolvimento Regional (PDR).

Com a implantação dos serviços ambulatoriais especializados nos municípios sede de microrregiões de Saúde, as secretarias de saúde farão o encaminhamento de pacientes por meio de um núcleo regulador, com funcionamento 40 horas semanais. O núcleo será responsável pela gestão da oferta de consultas e exames. O serviço deverá ser composto por uma equipe mínima e exclusiva de um médico, um enfermeiro e um profissional que atuará na parte administrativa.

Áreas prioritárias

Para o atendimento de demandas de pré-natal de alto risco, a equipe ambulatorial especializada deverá ser composta de médico ginecologista/obstetra, enfermeiro, psicólogo, assistente social, e nutricionista. A carteira de serviços deverá ofertar consultas com médicos e profissionais da equipe multiprofissional, atividades educativas e orientações em grupo, cardiotocografia e ultrassonografia obstétrica, incluindo uso de doppler de fluxo obstétrico.

Para o encaminhamento de criança de risco aos atendimentos ambulatoriais especializados no segmento neonatologia, o núcleo regulador deverá observar questões relativas à prematuridade e crianças com doenças crônicas (pulmonar, renal, cardíaca, hepática, endócrina, neurológica e hematológica). Para a área pediátrica, serão encaminhadas crianças com doenças gastrointestinais crônicas com repercussão nutricional, pacientes com alterações renais crônicas, e asma persistente.

Na propedêutica do câncer de colo de útero, os critérios de encaminhamento de pacientes levará em conta a ocorrência de sangramento uterino anormal; patologia do colo uterino com resultado de exame citopatológico; existência de verrugas genitais em gestantes, crianças, mulheres imunossuprimidas, doença disseminada ou verrugas de grande volume.

Para a propedêutica do câncer de mama, serão encaminhadas pacientes com diagnóstico histopatológico ou citopatológico de neoplasia da mama; sinais ou sintomas mamários altamente sugestivos de neoplasia da mama; achados em exames de imagem; resultados de exames de imagem e pacientes candidatas à reconstrução da mama após cirurgia oncológica radical.

As equipes especializadas no atendimento de pacientes com hipertensão arterial sistêmica e diabetes de alto e muito alto risco deverão ser compostas por médicos cardiologista, endocrinologista e angiologista, enfermeiro, psicólogo, assistente social, nutricionista e farmacêutico. Para esse serviço deverão ser encaminhados pacientes com mais de 20% de risco de evento cardiovascular; doença hipertensiva específica da gravidez; usuários com diabetes tipo 1 e 2 recém-diagnosticados; usuários com indicação de uso de insulinas ou com baixa acuidade visual repentina, bem como mulheres com diagnóstico de diabetes gestacional.

Por Pedro Ricardo