Adquiridos por meio de recursos da Política de Atenção Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Valora Minas), os hospitais Arnaldo Gavazza Filho (HAG) e Nossa Senhora das Dores (HNSD), em Ponte Nova, contam com dois tomógrafos para a realização de exames de alta complexidade. Pela Deliberação nº 3.638 de 2021, foram repassados para cada instituição R$1,5 milhão destinados à aquisição de equipamentos para fortalecer as ações assistenciais.

O tomógrafo do Hospital Arnaldo Gavazza Filho é o mais moderno da categoria, podendo ser usado para exames em diferentes partes do corpo, como sistema cardiovascular, cérebro, abdome e tórax. O atendimento é destinado aos setores de alta complexidade e à porta de urgência e emergência, beneficiando 699 mil habitantes na macrorregião Leste do Sul.

14.07.2023.Ponte Nova Tomógrafos 1

Já o tomógrafo do Hospital Nossa Senhora das Dores é um dos mais modernos para a realização de tomografia computadorizada. O aparelho foi adquirido seguindo especificações necessárias ao serviço de radioterapia, que atende 350 mil habitantes nas microrregiões de saúde de Ponte Nova e Viçosa.

No dia 14 de julho, o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, esteve no município de Ponte Nova, quando visitou os dois hospitais. “É muito gratificante visitar estes hospitais que fazem a assistência de alta e média complexidade de toda a região e verificar o funcionamento dos dois tomógrafos adquiridos com recursos estaduais, entre os 100 enviados para hospitais do estado que atendem a maior parte da população mineira. São equipamentos novos e modernos sendo usados no dia a dia dessas instituições e dando mais qualidade assistencial a toda a população”, comemorou Baccheretti.

14.07.2023.Ponte Nova Tomógrafos 2

Saúde na macro Leste do Sul

O secretário também comentou que o objetivo da visita foi buscar formas para melhorar ainda mais a saúde e a resolubilidade da macrorregião de saúde Leste do Sul, onde Ponte Nova está inserida. “O estado se coloca à disposição para auxiliar com planejamento e investimentos e viemos trazer novidades, como o Valora Minas e o Opera Mais, que é o módulo de cirurgias eletivas dessa política. Também não poderia deixar de mencionar a recente implantação do Samu Leste do Sul, que veio para organizar a rede de urgência e emergência no território”, observou o secretário.

O Valora Minas, sob o prisma da Rede de Atenção à Saúde, busca qualificar a assistência, ampliar o acesso e responder às demandas e necessidades da população mineira, mediante a otimização da alocação de recursos nas unidades territoriais de saúde e vinculação dos repasses a resultados assistenciais e valor entregue à população.

Dentro da política são investidos nos hospitais pontenovenses, anualmente, um total de R$ 8.960.272,21, sendo R$ 4.765.548,30 destinados ao Hospital Arnaldo Gavazza e R$ 4.194.724,01 destinados ao Hospital Nossa Senhora das Dores, conforme vocação e especialidades de atendimento. O repasse acontece de acordo com a Resolução SES/MG nº 8.405/2022, que define o valor anual, a partir da competência de novembro de 2022, dos módulos Valor em Saúde e Hospitais Plataforma.

O presidente do Conselho Curador do Hospital Arnaldo Gavazza, José Bueno de Magalhães, reforçou a importância do investimento estadual para a saúde na região. “Quando recebemos um recurso do estado e fazemos a sua boa aplicação, isso nos respalda a continuarmos contando com o apoio da SES-MG para fomentar uma saúde de qualidade a todos os usuários do SUS”, ressaltou.

Nova sede do Hemonúcleo

A agenda também contou com visita às obras da nova sede do Hemonúcleo da Fundação Hemominas, localizada no bairro de Palmeiras, em Ponte Nova. O local, cedido pelo Prefeitura Municipal de Ponte Nova, irá facilitar o acesso da população e tem por objetivo ampliar a capacidade de atendimento, aumentar o fornecimento de hemocomponentes aos hospitais da região, atuar como suporte para as ampliações e habilitações de alta complexidade e disponibilizar hemocomponentes na rede de hemocentros do Hemominas.

A previsão de conclusão das obras, custeadas com recursos estaduais e federais, é dezembro de 2024. O Governo de Minas já investiu cerca de R$ 8 milhões no processo. A unidade de Ponte Nova atende a 31 municípios.

Por Tarsis Murad