No dia 11 de julho (terça-feira), o Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde) Governador Valadares realizou um evento para o fortalecimento da gestão e assistência em saúde na macrorregião Leste. Com o tema "Workshop de integração ensino-serviço: Importância do Nível Macrorregional de Saúde do SUS na formação dos futuros profissionais de saúde", a ação reuniu estudantes, professores e trabalhadores da área da saúde.

Os objetivos principais do evento foram apresentar os resultados alcançados pelos grupos tutoriais e proporcionar uma oportunidade de fortalecimento entre o ensino e o serviço junto à Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Governador Valadares. O evento se deu no Campus I da Universidade Vale do Rio Doce (Univale), em conjunto com a Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Governador Valadares (UFJF-GV).

Durante o encontro, foram realizados diversos painéis, oficinas e exposições dialogadas, abordando diferentes temas relevantes para a gestão e assistência em saúde. Os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar conhecimentos, experiências e discutir estratégias para aprimorar a formação dos futuros profissionais de saúde.

Créditos: Glenda Hastenreiter Corteleti

O evento contou com a presença de estudantes de diferentes cursos da área da saúde, como Medicina, Enfermagem, Odontologia, Fisioterapia e Psicologia, além de professores e profissionais que atuam nos serviços de saúde da região. A troca de conhecimentos e a interação entre os participantes foram fundamentais para a construção de um ambiente de aprendizado colaborativo e enriquecedor.

A iniciativa do PET-Saúde Governador Valadares em promover esse evento demonstra o compromisso com a formação de profissionais qualificados e conscientes da importância do trabalho em equipe e da integração entre ensino e serviço para o fortalecimento do sistema de saúde.

Ao final do workshop, os participantes destacaram a relevância do evento para a ampliação de seus conhecimentos, o estabelecimento de parcerias e a motivação para contribuir com melhorias na gestão e assistência em saúde na macrorregião Leste. “Nunca fomos tão desafiados nessa integração entre ensino e serviço. Esse projeto nos permite olhar para os nossos desafios de outra perspectiva, de modo que a gente consiga impactar positivamente o nosso território”, ressaltou o superintendente regional de saúde de Governador Valadares, Rômulo Batista Gusmão.

Tatiane Bettoni, referência técnica do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi) da SRS comentou que “o workshop de hoje nos fez refletir sobre o quão desafiador é a integração ensino-serviço, mas totalmente possível e viável. Ficou evidente o sucesso do projeto, a partir dos produtos apresentados pelos acadêmicos, preceptores e coordenadores do PET-Saúde. A possibilidade dessa vivência certamente contribuiu para que os profissionais de saúde pudessem repensar as suas práticas e os seus processos de trabalho, e, ao mesmo tempo, desenvolver propostas inovadoras e factíveis aos nossos municípios”.

O que é o PET-Saúde?

O PET-Saúde (Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde) é um programa desenvolvido pelo Ministério da Saúde em conjunto com o Ministério da Educação que oferece bolsas a alunos da área da saúde.

Seu objetivo é promover a integração entre ensino, serviço e comunidade, buscando qualificar a formação dos estudantes e profissionais da área da saúde. O PET-Saúde envolve a participação da comunidade, bem como atividades acadêmicas, sendo elas o ensino, a pesquisa e a extensão.

Atualmente, o PET-Saúde foca em áreas como saúde da família e atenção primária, mas também possui projetos que visam combater endemias como a dengue e a malária e doenças virais como a gripe e infecções sexualmente transmissíveis (IST’s).

Por Glenda Hastenreiter Corteleti (estagiária sob supervisão)