O Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi), por meio do setor de imunização, da Superintendência Regional de Saúde (SRS) Juiz de Fora promoveu nesta segunda-feira, 10 de julho de 2023, a reunião Grupo de Análise e Monitoramento da Vacinação (Gamov), com destaque para projeto de cobertura vacinal referente às campanhas contra febre amarela, influenza, meningite C e covid-19 - imunizante bivalente.

Segundo levantamento realizado pela referência técnica de Imunização, Sandra Kilesse, da Regional de Juiz de Fora, com base nos dados da Coordenação Estadual do Programa de Imunizações (CEPI), a vacinação apresentava, até o dia 15 de junho, cobertura de 51,33% em relação à influenza; 10,29% no que diz respeito à covid-19 - bivalente - e 55,32% referente à febre amarela, esta última no que diz respeito às doses aplicadas em crianças com menos de 1 ano.

A reunião contou com a presença de referências técnicas em imunização e servidores da Atenção Primária à Saúde (APS) dos 37 municípios da área de abrangência da regional de Juiz de Fora. De acordo com a referência técnica em imunização da regional, Sandra Kilesse, entre os grupos prioritários avaliados na campanha de vacinação contra Influenza, “o grupo das crianças é o que está com a menor cobertura vacinal, 47,28%. Verificamos também que temos 114.007 doses aplicadas como D1 e 51.672 doses como D2, quer dizer que ainda falta realizar a vacinação de 62.335 crianças com a segunda dose da vacina contra a Influenza”, explicou.

12.07.2023-JuizdeFora-reuniãoGamov

Projeto de ampliação de cobertura vacinal

Durante a reunião do Gamov, foi abordado o projeto “Estratégias para o aumento da cobertura vacinal em crianças menores de dois anos no Estado de Minas Gerais: uma pesquisa-ação”, apresentado em maio deste ano pela Superintendência Estadual de Epidemiologia, durante o primeiro Seminário Macrorregional de Vigilância Epidemiológica.

“O projeto é direcionado para ampliar a vacinação contra doenças imunopreviníveis em crianças de até 2 anos de idade”, esclareceu a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Rosany Biancoville.

À época foi proposto um plano de ação para levantar a cobertura das vacinações, para os municípios. “O plano de ação tem como base uma estratégia que abrange 5 pontos: gestão de pessoas; comunicação social e vacinação; parcerias estratégicas; infraestrutura e logística e articulação gestora. E agora vamos começar a avaliar o impacto dessas estratégias”, explicou a referência técnica em imunização da regional, Sandra Kilesse.

Segundo o superintendente da regional de saúde de Juiz de Fora, Renan Guimarães de Oliveira, a imunização é prioridade da regional em 2023. "No início de setembro de 2022, realizamos uma reunião onde cada coordenador defendeu os seus macroproblemas e, ao final, o grupo definiu a imunização como macroproblema para o ano de 2023, devido às baixas coberturas e à perda do protagonismo no país das campanhas de imunização", disse Oliveira.

Nas próximas semanas a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Juiz de Fora vai realizar reuniões com grupos de municípios para verificar o monitoramento e comparar os resultados com a implantação do plano. A primeira reunião será no próximo dia 17 de julho.

Campanha de vacinação contra meningite

Para melhor aproveitamento e oferta dos imunizantes contra a doença em Minas Gerais, houve a ampliação do público de forma temporária até 31 de julho de 2023 ou enquanto houver disponibilidade de doses da vacina nos municípios.

Capacitação para profissionais de salas de vacina

A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promoveram, no dia 5 de julho de 2023, no canal do YouTube da ESP-MG, o webinário "Curso de Qualificação profissional para Trabalhadores de Salas de Vacina". O objetivo foi divulgar e discutir as estratégias voltadas para ampliação das coberturas vacinais nos territórios de Minas Gerais, marcando o encerramento de um ciclo do “Curso de Qualificação para Trabalhadores de Salas de Vacina”, promovido pela ESP-MG e pela SES-MG.

Projeção para 2026

O subsecretário de vigilância em saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Eduardo Campos Prosdocimi, falou recentemente sobre o objetivo de colocar o estado em projeção nacional em imunização. “Minas Gerais tem um grande desafio de retomar o aumento das coberturas vacinais de todos os segmentos da população, visando se consolidar, até 2026, como referência no país, como estado com classificação muito baixa de condição de reintrodução de doenças imunopreveníveis. Para chegarmos a essa condição, a adoção de estratégias será fundamental por parte do estado e dos municípios, ” declarou.

Por Jonathas Mendes