Restando 21 dias para o término da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza, que prossegue até 31 de julho, os 54 municípios que compõem a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros contabilizam a aplicação de 311.339 doses de imunizantes. Os dados da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), coletados segunda-feira, 10 de julho, têm como fonte o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), administrado pelo Ministério da Saúde.

Na área de atuação da SRS a cobertura vacinal contra a gripe está em 69,34%. Já nos 853 municípios do Estado esse índice está em 58,78%. A meta do Ministério da Saúde é de que 90% das pessoas que compõem os grupos prioritários de vacinação devam ser imunizadas. Esses grupos são constituídos por idosos a partir de 60 anos; trabalhadores da saúde; crianças de seis meses a menores de seis anos; gestantes; puérperas e povos indígenas.

Também estão entre os públicos prioritários de vacinação professores; pessoas com comorbidades; caminhoneiros; pessoas com deficiência permanente; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário urbano e de longo percurso; trabalhadores portuários; profissionais das forças de segurança, salvamento e das forças armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade com mais de 18 anos de idade; adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas.

Créditos: Divulgação SES-MG

Em todo o Estado, de um público alvo superior a 8,5 milhões de pessoas, a vacinação contra a gripe já contabilizou a aplicação de 6,1 milhões de doses de imunizantes. As faixas etárias mais alcançadas pela campanha são: idosos entre 60 a mais de 80 anos (2,31 milhões de pessoas); 40 a 59 anos (1,4 milhão); crianças com idade entre seis meses a menores de nove anos (936,9 mil).

Norte de Minas

Dez municípios da área de jurisdição da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros já ultrapassaram a meta de vacinar 90% do público prioritário contra a gripe. São eles: São João do Pacuí (106,43%); Cristália (100,07%); Pai Pedro (98,60%); Padre Carvalho (98,36%); Santa Cruz de Salinas (98,05%); Guaraciama (96,65%); Olhos D´Água (96,03%); Engenheiro Navarro (95,36%); São João da Lagoa (94,47%) e Francisco Sá (91,28%).

Outros sete municípios da SRS, que já vacinaram mais de 80% dos públicos prioritários, estão próximos de atingir a meta de cobertura vacinal de 90%: Lagoa dos Patos; Rio Pardo de Minas; Berizal, Claro dos Poções; Botumirim; Matias Cardoso e Curral de Dentro.

Ainda na área de atuação da Superintendência Regional de Saúde, oito municípios já aplicaram vacinas contra a gripe em mais de 70% do público prioritário; 17 municípios estão com cobertura vacinal acima de 60% e 12 localidades registraram no SIPNI coberturas vacinais entre 47,85% a 58,95%. Em Montes Claros, maior município do Norte de Minas, de um público prioritário estimado em 110.914 pessoas, dados do SIPNI apontam que a cobertura vacinal está em 73,41%.

A coordenadora de vigilância em saúde da SRS, Agna Soares da Silva Menezes, avalia que possivelmente o público já vacinado contra a gripe deva ser maior do que os dados registrados pelos municípios no SIPNI, uma vez que várias localidades estão com atraso na atualização de dados. Por esse motivo a coordenadora “reforça a importância dos municípios atualizarem diariamente os dados no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações, para que tanto a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais como o Ministério da Saúde tenham condições de avaliar, em tempo real, o andamento da campanha de imunização contra a gripe”.

Já a enfermeira da Rede de Frio da Superintendência Regional de Saúde, Angra Camila Alves Pereira Andrade observa que “com a chegada do inverno é importante que as pessoas que integram os grupos prioritários procurem as unidades de saúde para serem imunizadas. Isso porque, com as temperaturas variando de maneira frequente e de forma repentina, nesta época do ano há aumento significativo das síndromes respiratórias agudas graves e, para evitar complicações de saúde, é de fundamental importância que as pessoas procurem ser vacinadas o quanto anos”.

Por Pedro Ricardo