Agentes de endemias dos 34 municípios que compõe a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Manhuaçu, participaram de uma atualização sobre novas técnicas empregadas no combate ao mosquito Aedes Aegypti, adotadas pelo Ministério da Saúde (MS) e pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas gerais (SES-MG). A capacitação ocorreu entre os dias 03 e 06 de julho, com aulas teóricas ministradas no auditório da SRS Manhuaçu e atividades práticas no Bairro Nossa Senhora de Lourdes em Manhumirim.

O treinamento abordou a aplicação utilizada no sistema aerossystem,, que é aplicado no interior das residências. Com a autorização do morador, o agente de endemias aplica o produto nos cômodos da casa, ampliando a efetividade. “É um processo novo e que precisa ser explicado ao morador, já que ele terá que permanecer fora de sua residência por um período mínimo de 30 minutos, porém os resultados dessa nova técnica tem mostrado uma eficácia acima dos utilizados anteriormente ”, explicou o técnico da SRS Manhuaçu e membro do Comitê Regional de enfrentamento às arboviroses urbanas da SRS, Douglas Oliveira.

É importante destacar que o aerossystem será aplicado em atendimento a três parâmetros: Índice de infestação por Aedes Aegypti acima de 3.9; ou com município com alta ou muita alta incidência para casos de dengue; ou em caso de chikungunya e zika confirmado ou notificado.

Créditos: Antonio Rodrigues

O superintendente regional de saúde de Manhuaçu, Juliano Estanislau Lacerda explicou que mesmo fora do período de sazonalidade as ações da SRS Manhuaçu não param. “As medidas de controle da dengue, zika e chikungunya no território acontecem o ano todo e são intensificadas nos meses mais quentes e chuvosos, em que há maior incidência da transmissão das arboviroses. É satisfatório ver o amadurecimento e empenho dos municípios nessa luta contra o mosquito Aedes”, reforçou o superintendente.

Eron Mendes Pires, que atua há cerca de 30 anos no combate às arboviroses no município de Santana do Manhuaçu, elogiou a realização do treinamento. “Posso dizer que na parte prática dessa capacitação, achei muito mais fácil usar esse novo equipamento. O giro nos cômodos se torna fácil e assim teremos condições de chegar mais longe nessa aplicação. Na parte teórica foi possível relembrar muito conteúdo importante e assim saímos aprimorados”, frisou o agente de endemia.

Apoio do Nível Central da SES

A capacitação contou com a participação da coordenadora estadual da Central de UBV (Ultra Baixo Volume) da SES-MG, Regina Celia Moura que destacou a importância do treinamento. "Buscamos mostrar aos agentes as normas técnicas e operacionais adequadas e disponíveis para o controle das arboviroses. Os conhecimentos, aqui compartilhados, irão propiciar uma melhora na atuação”, reforçou a coordenadora.

Quem ficou responsável pelo treinamento foi a referência técnica de Controle Vetorial da SES-MG, Dionísio Pacceli, com a colaboração da coordenação de Vigilância Epidemiológica da SRS Manhuaçu. Já as técnicas de utilização do adulticida à base de permetrina, utilizado no sistema aero system foram repassadas pelo biólogo Jorge Antonio Chagas da SAPO - Saneamento Ambiental Projetos e Operações.

Por Antonio Rodrigues