Coordenadores de epidemiologia de municípios da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos participaram de uma reunião para atualização profissional das ações de vigilância epidemiológica. O evento foi realizado no auditório da SRS Passos pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NUVEPI) em parceria com os coordenadores de Atenção à Saúde (CAS) e Vigilância em Saúde.

Conforme a programação do encontro, os temas abordados foram: “O papel da Atenção Primária à Saúde (APS) na promoção da saúde e na prevenção de agravos”, “Nota sobre a malária”, “Notificação e digitação de fichas” e “Investigação epidemiológica”, que foram ministrados pelas referências técnicas Gilmar Antônio Batista Machado (CAS), Wanessa Leonel Nunes, Moisés Ferreira de Paula e Maria Ambrosina Cardoso Lemos (NUVEPI).

Créditos: Ascom SRS Passos

Segundo a coordenadora do NUVEPI, Márcia Aparecida Silva Viana, de forma estratégica e visando a integração e integralidade das ações, os coordenadores da atenção primária à saúde e vigilância em saúde da SRS Passos foram convidados a participar, porque as ações da vigilância epidemiológica prescindem dessas áreas de atuação para sua consecução.
“O objetivo foi promover ações de educação permanente em saúde, para que os profissionais possam se atualizar e melhorar a qualidade das ações de vigilância em saúde. Os fatores intervenientes na saúde humana são muito dinâmicos. Então, os profissionais devem acompanhá-los, recebendo as novas informações tanto nos agravos quanto nos fatores de risco, e obter conhecimento das notas técnicas que balizam a atuação deles nos serviços de saúde”, disse Márcia Silva.

Referência técnica do NUVEPI, Maria Ambrosina Cardoso Maia falou sobre a importância da “Investigação epidemiológica”. Segundo ela, a intenção era propor aos participantes uma reflexão sobre “a essência do papel da investigação epidemiológica” e seu contexto no município, além de resgatar o conceito de “vigiar” ou “estar atento” aos diferentes agravos de saúde, bem como seus fatores de risco. “Foi também apontada a importância de uma boa qualificação e completude das informações dos agravos, no sentido de contribuir para uma tomada de decisão eficiente e com impacto no controle dos agravos”, acrescentou.

O secretário-adjunto de Saúde de Carmo do Rio Claro, Ederaldo Silva Leandro, participou da reunião, da qual ele destacou a integração da Vigilância em Saúde e Atenção Primária à Saúde, que possibilitam qualificar os serviços para a população, nas ações preventivas e de promoção da saúde. “As pessoas estão trabalhando muito com a assistência, Durante a pandemia de covid-19 a ênfase era nessa doença, e agora é hora de ressaltar a prevenção a várias doenças que também podem ser evitadas”, disse, citando a abordagem sobre a malária como uma novidade para sua prevenção na região.

A coordenadora de vigilância em epidemiologia de Itaú de Minas, Braiane Marcelle Lemos, também participou da reunião e disse ter aproveitado bem o conteúdo. “Foram muitos aprendizados, principalmente em epidemiologia, de como analisar os dados, as nossas responsabilidades. Então, foi muito proveitoso”, afirmou.

Por Enio Modesto