A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Sete Lagoas iniciou, na terça-feira, 04/07, o “Projeto de Fortalecimento das Ações de Imunização” com a finalidade de alcançar maiores níveis de cobertura vacinal e prevenir internações e óbitos em nos municípios pertencentes à regional. A iniciativa promove oficinas e análises situacionais para os 35 municípios da região para identificar desafios e possibilidades para que a vacinação chegue à população de maneira eficaz e segura.

Nesta primeira oficina foram discutidas estratégias dos eixos de imunização, vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, assistência à saúde e mobilização social nos municípios de Caetanópolis, Morro da Garça e Santo Hipólito. O superintendente regional de Saúde de Sete Lagoas, Fabrício Júnior Alves Teixeira, explicou que a iniciativa envolve as esferas municipais e estadual do Sistema Único de Saúde (SUS). “O Grupo de Análise e Monitoramento da Vacinação – Regional (GAMOV – R) foi criado durante a pandemia da covid-19 através da ação conjunta entre a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG) Regional Sete Lagoas e tornou-se um espaço relevante para a promoção da saúde. Agora estamos estendendo esse planejamento estratégico para todo o Programa Nacional de Imunização (PNI) ”, registrou Teixeira.

Créditos: Nayara Souza

Ainda, nesta primeira etapa do projeto, foram selecionados nove municípios que apresentam baixos registros de imunização em campanhas vacinais diversas. Até dezembro, além dos municípios que participaram das oficinas desta terça-feira, as equipes de Saúde dos municípios de Sete Lagoas, Cachoeira da Prata, Inhaúma, Três Maria, Buenópolis, Capim Branco e Paineiras também serão acompanhadas mais de perto pelas referências técnicas da SRS. “Serão realizadas, até o final deste ano, reuniões mensais e presenciais com nove municípios com a participação de diferentes eixos da Saúde e seguindo os objetivos SUS previstos no planejamento estratégico da SES-MG para o ciclo 2023-2026”, declarou a coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS-Sete Lagoas, Sâmia Aguiar Medeiros.

A referência do Programa de Imunização Regional, Mariana Soares Noce Abreu, resume que: "Imunização é trazer e buscar a população". Para isso, Abreu defende que Estado e municípios atuem de maneira conjunta na conscientização sobre as campanhas vacinais, no combate à desinformação, no treinamento de pessoal e na geração de informações efetivas para acompanhamento da população. "A Imunização é um programa enorme que sempre abrangeu muitas áreas e, agora, estamos vivenciando o retorno das doenças imunopreveníveis (que podem ser prevenidas a partir da vacinação) devido a uma resistência e mesmo a um desconhecimento das pessoas sobre a seguridade desse método de prevenção e erradicação de doenças embora existam mais vacinas disponíveis de maneira gratuita no SUS do que há anos atrás”.

Por Nayara Souza