O painel “Olhares sobre a Violência Contra as Mulheres”, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), será apresentado em sessão aberta dos cases premiados do Desafio 8M, nesta quarta-feira (5/7), às 19h, na A Casa Elza, em Belo Horizonte, em evento presencial aberto ao público e com transmissão online.

Desenvolvido pela equipe da SES-MG, o painel foi vencedor como a melhor solução ao Desafio 8M - Uso de Dados Abertos sobre Violência contra a Mulher em Minas Gerais, promovido pela organização A Casa Elza em parceria com a Controladoria Geral do Estado (CGE-MG) e com a Polícia Civil do Estado de Minas Gerais (PCMG).

A ferramenta digital reúne dados de saúde retirados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e de registros estatísticos da Polícia Civil. Os dados foram estruturados em 19 abas de fácil compreensão e nas quais é possível acessar gráficos e mapas sobre características das mulheres vítimas de violência, tipos de violência, local e ano da ocorrência.

O painel pode ser acessado aqui.

Segundo a diretora de Vigilância de Condições Crônicas da SES-MG, Ana Paula Mendes Carvalho, que esteve à frente da equipe que elaborou o painel, a integração de dados das áreas de segurança e saúde contribui para uma visão mais ampliada da violência contra a mulher, uma vez que são áreas orientadas por concepções, condutas e objetivos distintos.

“O painel permite o acesso, em ferramenta única, dos dados sobre a violência contra as mulheres de duas fontes, da segurança pública e saúde. A disponibilidade dessas informações em formato de mapas, gráficos e interpretação desses resultados vai permitir a utilização dos dados, não só pelos gestores públicos, mas, também, pela sociedade e população de forma geral”, explica a diretora, que no evento desta quarta-feira vai falar sobre o desenvolvimento da ferramenta e participar de uma roda de conversa sobre os caminhos de aprimoramento de cada trabalho vencedor. A discussão contará com a participação de integrantes da Comissão Julgadora, membros da comunidade acadêmica e terceiro setor.

Ana Paula reforça a importância de receber o prêmio: “É um reconhecimento, enquanto trabalhadores do Sistema Único de Saúde, da nossa atuação e contribuição para que os gestores possam acessar essas informações e que possamos repensar as nossas ações de enfrentamento e elaboração de políticas públicas, a partir desses dados”.

Segundo a gestora, para ampliar o acesso a esses dados, estão em andamento duas parcerias, uma com a Polícia Civil, com objetivo de disponibilizar mais dados sobre essa temática, ampliando o escopo do painel futuramente, e outra com a Diretoria de Transparência Ativa, da Controladoria Geral do Estado, para disponibilizar os dados também no Portal de Dados Abertos do Estado de Minas Gerais.

Perfil das vítimas

A violência contra a mulher é um agravo de notificação compulsória. Assim, todo serviço de saúde público ou privado, ao receber um caso suspeito ou confirmado, obrigatoriamente, deve notificar o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Os dados de saúde utilizados no painel foram retirados desse sistema.

“Atualmente, as mulheres jovens são as que mais sofrem violência e a maioria dos casos de violência ocorrem dentro das suas casas. Além disso, são as pretas e as pardas que mais sofrem com a violência”, explicou Ana Paula Mendes Carvalho.

Os dados registrados pela Polícia Civil incluem delitos sexuais, físicos e psicológicos contra mulheres. Desde 2016, foram registrados mais de 720 mil casos de delitos contra as mineiras. Deste total, 1.779 foram feminicídios.

Serviço:

Evento: Sessão aberta de apresentação dos cases premiados do Desafio 8M – painel “Olhares sobre a Violência Contra as Mulheres”, da Secretaria de Estado de Saúde

Local: A Casa Elza (Rua Januária, 411 A, bairro Floresta, Belo Horizonte, MG)

Data: 5/7/2023, quarta-feira, às 19h

Inscrições: A sessão será de forma presencial e, também, transmissão online. Os interessados em participar devem se inscrever gratuitamente pelo link do sympla.

Por Jornalismo SES-MG