Referências técnicas da Coordenação de Atenção à Saúde (CAS) da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira, marcaram presença no 1º Encontro Municipal dos Direitos Humanos e Diversidade, realizado em 28 de junho, dia em que se celebra o Orgulho LGBTQIAPN+. O evento aconteceu no auditório da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) e foi promovido pelo Comitê de Equidade junto às Secretarias Municipais de Educação, de Saúde e de Assistência Social do município de Itabira.

De acordo com Ronaldo Santos Duarte, referência técnica em promoção à saúde da GRS Itabira, o objetivo do encontro foi fomentar uma cultura organizacional inclusiva e respeitosa dentro do setor público, além do debate sobre saúde, empregabilidade e direitos da comunidade LGBTQIAPN+.
"No evento, que contou com a participação de autoridades itabiranas e palestrantes da área médica e jurídica, destaco a presença de Matuzza Sankofa, que é presidente e fundadora da Casa Chama, que fez o relato de vida e de luta aos presentes, apontando caminhos possíveis por mais inclusão da comunidade LGBTQIAPN+", destacou Ronaldo.

30.06.2023.Itabira Diversidade 1

A referência técnica em promoção à saúde da GRS Itabira, Pollyanna de Oliveira Silva, informou que, durante o encontro, os palestrantes discorreram sobre o processo de luta por direitos humanos das pessoas LGBTQIA+ e reforçaram a necessidade de estabelecer políticas públicas de saúde, de assistência social, de educação e de segurança pública que garantam direitos e efetivem o compromisso constitucional de se construir uma sociedade livre, justa e solidária.

"Enquanto ações específicas para garantia da dignidade e respeito aos direitos da população LGBTQIA+ forem necessárias, as iniciativas governamentais serão obrigatórias. O município de Itabira cumpriu com excelência o seu papel ao promover esse evento com tamanha sensibilidade, zelando pelo caráter intersetorial que a pauta assume. Profissionais da saúde, assistência social, educação e segurança pública debatendo e promovendo reflexões importantes para solidificar uma cultura cada vez mais inclusiva e democrática", esclareceu Pollyanna.

A equipe técnica da GRS Itabira, que também composta por Adriana Procópio Rosa, Referência Técnica em Atenção Primária à Saúde e pela estagiária em enfermagem, Yasmim Gonçalves, destacou que a principal premissa das políticas públicas de saúde voltadas para a comunidade LGBTQIAPN+ é promover o atendimento humanizado e garantir a universalidade e a equidade do acesso à saúde, que são princípios norteadores do SUS em todos os níveis de atenção.

O 1º Encontro Municipal dos Direitos Humanos e Diversidade foi conduzido pela secretária municipal de Saúde de Itabira, Clarissa Santos Lages; secretária municipal de Assistência Social de Itabira, Nélia Aparecida Jerônimo Cunha; secretária municipal de Educação de Itabira Laura de Souza Silva; e pelo delegado de Polícia Civil, Diogo Luna Moreira.

30.06.2023.Itabira Diversidade 2

Orgulho LGBT

No dia 28 de junho é celebrado o Dia do Orgulho LGBT, em alusão a um episódio violento de abordagem policial sofrida por um grupo em Nova York, em 1969, reconhecido como a Rebelião de Stonewall. Para além desse marco, o mês de junho é pautado pelos avanços conquistados pela população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transgêneros em todos os campos de atuação.

O que significa LGBTQIAPN+?
- LÉSBICAS são mulheres que sentem atração sexual/romântica por pessoas do mesmo gênero (mulheres/feminino).
- GAYS são homens que sentem atração sexual/romântica por pessoas do mesmo gênero (homens/masculino).
- BISSEXUAIS são pessoas que sentem atração sexual/romântica por mais de um gênero.
- TRANSEXUAIS são pessoas que não se identificam com o gênero atribuído em seu nascimento, isto é, a transexualidade se refere à identidade de gênero oposta ao sexo físico biológico, utilizado tanto para identidades masculinas (transmasculino), quanto femininas (transfeminina).
- TRAVESTIS são pessoas que nasceram com determinado sexo, atribuído culturalmente ao gênero considerado correspondente pela sociedade, mas que passa a se identificar e construir nela mesma o gênero oposto.
- QUEER são pessoas que não se identificam com os padrões de heteronormatividade impostos pela sociedade e transitam entre os “gêneros”, sem necessariamente concordar com tais rótulos.
- INTERSEXUAIS são pessoas que possuem variações biológicas não binárias. Isto é, a intersexualidade está relacionada às características sexuais biológicas, diferente da orientação sexual ou da identidade de gênero. Uma pessoa intersexo pode ser hétero, gay, lésbica, bissexual ou assexual, e pode se identificar como mulher, homem, ambos ou nenhum.
- ASSEXUAIS são pessoas com ausência total, parcial, condicional ou circunstancial de atração sexual. A assexualidade é um termo guarda-chuva que engloba arromânticos, românticos, homoromânticos, heteroromânticos, biromânticos, panromânticos, demissexuais, entre outros.
- PANSSEXUAIS são pessoas que possuem atração sexual/romântica por pessoas independentemente do sexo ou gênero das mesmas.
- NÃO-BINÁRIE são pessoas que não se identificam no padrão binário de gênero. A não-binariedade é um termo guarda-chuva, e engloba as identidades e expressões de gênero que fogem ao binarismo, como por exemplo agênero, gênero fluido, entre outros.
+ é utilizado para incluir outros grupos e variações de gêneros e sexualidades, dado que a sigla está em constante mudança, como por exemplo a panssexualidade e a não-binariedade.

Saiba mais sobre diversidade clicando nos links:
Glossário da Diversidade SAAD/UFSC
Glossário LGBTQIA+ do IEG
Para mais informações sobre a terminologia e as definições referentes à população LGBTQIAPN+, acesse o Manual de Comunicação LGBT+ .

Por Flávio A. R. Samuel