Após 176 horas de curso, com partes teóricas e práticas, servidores que atuam nas áreas da Vigilância em Saúde e Atenção em Saúde que estão lotados nas Unidades Regionais de Saúde (URS) de Uberlândia e Ituiutaba e nas Secretarias Municipais de Saúde (SMS) finalizaram a 9ª turma do módulo fundamental do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS). Para encerrar este ciclo, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promoveu, no dia 30 de junho, a Terceira Oficina Estadual do EpiSUS para a apresentação dos trabalhos desenvolvidos na macrorregião de saúde do Triângulo do Norte.

Presente na oficina, o subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Campos Prosdocimi, reforçou que o curso objetiva uma vigilância diferente e inovadora. “O curso iniciou antes da pandemia, e os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver os conceitos e o projeto num cenário de mudanças. Os trabalhos mostram a dinamicidade dos desafios do SUS e a aplicabilidade nos territórios de maneira transversal, integrando a vigilância e a assistência”.

30.06.2023.Uberlândia EpiSUS

Formar uma rede de prevenção, promoção e participação dos profissionais e comunidade envolvida foram alguns dos pilares do curso. Neste sentido, a coordenadora da Vigilância em Saúde da Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia, Amanda Pereira Costa, destacou a importância de valorizar e qualificar os profissionais no fortalecimento da vigilância e nas emergências da saúde pública em todas as esferas do SUS. “É um momento muito rico de troca de informações e melhoria da assistência para a população”. Ainda segundo a coordendora, “espera-se que esse modelo de capacitação valorize os profissionais que estão na ‘linha de frente’ das respostas às emergências de saúde pública, atenda às necessidades do serviço e represente um passo importante para o fortalecimento da vigilância em saúde em todas as esferas do SUS”.

Experiências apresentadas

- Síndrome de Guillian Barré;
- Dengue;
- Cenário da dengue e a importância da mobilização social no controle desta endemia;
- Sífilis em gestante;
- Violência interpessoal/autoprovocada;
- Violência autoprovocada;
- Acidente por escorpião na Regional de Saúde de Ituiutaba em 2019;
- Acidentes com animais peçonhentos: foco nos acidentes com escorpiões em Capinópolis;
- Sarampo.

EpiSUS

O Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS (EpiSUS) é uma iniciativa de treinamento em serviço com predominância de atividades práticas, enfoque no raciocínio epidemiológico, análise de dados, detecção, resposta e comunicação de risco para emergências em Saúde Pública.
Os profissionais no EpiSUS atuam na vigilância e resposta de maneira transversal, trabalhando com doenças transmissíveis, crônicas, acidentes, violências, desastres, saúde ambiental e do trabalhador.

O EpiSUS tem três níveis: fundamental, intermediário e médio. Em todos os níveis é prevista a máxima do “aprender fazendo”, com valorização da aplicação do conteúdo teórico na prática dos serviços.

Por Lilian Cunha