Os municípios da Regional de Saúde de Alfenas participaram, no dia 29 de junho, de uma capacitação sobre a organização dos componentes municipais de auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS), que foi realizado na Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas).

A capacitação foi conduzida pelo assessor-chefe da auditoria do SUS na Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Alex Rodrigues do Nascimento. Ele evidenciou que o objetivo principal da auditoria no SUS “é identificar o problema e fomentar a resolução dele, não penalizar. Isso é importante sempre deixar claro para que o gestor não fique focado em se defender de qualquer possível inconformidade, ao invés de resolvê-la quando for o caso”.

Ainda segundo o assessor-chefe da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), “a auditoria do SUS deve verificar a execução das ações e serviços de saúde no que tange às ações orçamentárias, operacionais, patrimoniais e a conformidade dos gastos, processos e resultados”.

29.06.2023.Alfenas auditoria2

Durante a apresentação foi demonstrada a importância de uma auditoria municipal, especialmente em municípios de gestão plena da saúde e as formas de estruturá-la. Foi apresentada a composição do Sistema Nacional de Auditoria (SNA), como conjunto de órgãos instituídos em cada esfera de governo, com a atribuição de realizar auditorias.

Para a secretária municipal de saúde de Bandeira do Sul, Marilza Nogueira de Souza, “esses encontros são muito proveitosos porque existem muitas questões que na legislação não são bem claras e muitas vezes se confunde auditoria com ouvidoria na atuação. Estamos esclarecendo situações aqui que vão facilitar muito no dia a dia do trabalho”.

Participaram do evento os secretários municipais de saúde e dois técnicos de cada um dos 24 municípios da área de abrangência da regional, sendo um deles atuante na regulação municipal. Estiveram presentes também servidores da regulação, da auditoria e a superintendente da Regional de Saúde de Alfenas, Thaís Helena Prado Araújo, além de representantes da auditoria do Ministério da Saúde (MS).

Por Thayane Viana / Foto: Thayane Viana