De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), mulheres e recém-nascidos são mais vulneráveis durante e logo após o parto. Muitas mortes maternas e infantis podem ser evitadas com acesso à informação e aos cuidados de saúde. Como o objetivo realizar o monitoramento e discutir estratégias e atividades voltadas para a promoção da saúde da mãe e da criança, no dia 27 de junho, membros do Comitê Regional de Prevenção da Mortalidade Materna e Infantil da macrorregião de saúde Jequitinhonha se reuniram na Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina.

A reunião, promovida pela Coordenação de Atenção à Saúde (CAS) da SRS Diamantina, contou com a participação da equipe técnica da regional ligadas aos núcleos de Assistência Farmacêutica, Regulação, Vigilância Epidemiológica, Assessoria de Comunicação, além de representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Diamantina, Secretaria Municipal de Saúde de José Gonçalves de Minas e do Hospital Nossa Senhora da Saúde de Diamantina.

29.06.2023Diamantina Mortalidade Materna e Infantil

Durante o evento, que teve início com a fala do presidente do Comitê Regional, Claudio Luiz Ferreira Júnior, os participantes enfatizaram a relevância de ações integradas e estratégias efetivas para a promoção da saúde materna e infantil. Valdênia Lopes Matoso, representante do Comitê Municipal de José Gonçalves de Minas, compartilhou um relatório sobre as ações desenvolvidas pela Atenção Primária à Saúde (APS) em seu município, destacando estratégias como a triagem neonatal, mais conhecida como teste do pezinho, que deve ser realizada, preferencialmente, no quinto dia de vida da criança, e o planejamento familiar.

Elida Araújo, responsável pela Vigilância Epidemiológica do Óbito da SRS Diamantina, ressaltou a importância das oficinas do Programa Piloto do Saúde em Rede, realizadas em parceria com os municípios. “Essas oficinas visam a melhoria da gestão do trabalho assistencial e do cuidado compartilhado ao usuário”. Elida também destacou a relevância da participação dos profissionais em cursos de aperfeiçoamento oferecidos pelo Ministério da Saúde (MS), que são embasados em evidências científicas e diretrizes orientativas.

O Comitê Regional de Prevenção da Mortalidade Materna e Infantil desempenha um papel determinante na busca por soluções e aprimoramento das ações relacionadas à saúde materna e infantil na macrorregião de Saúde Jequitinhonha. Kesley Duarte, secretário executivo do comitê, destacou que “esse encontro representa mais um importante passo para o fortalecimento do Comitê Regional, que tem buscado a comunicação de qualidade com os Comitês Municipais e as instituições da rede. Esse ano estamos focados no planejamento reprodutivo e na educação continuada, conforme protocolos vigentes da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e do Ministério da Saúde”.

Por Ricardo Maciel / Foto: Luiz Simões