No dia 22 de junho, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre promoveu a reunião mensal de coordenadores da Atenção Primária à Saúde (APS). O objetivo foi o alinhamento de programas, políticas e orientação quanto à organização do processo de trabalho. Organizada e conduzida pela equipe de Atenção Primária da Coordenação de Atenção à Saúde (CAS), contou com a participação das referências técnicas de Saúde da Mulher da CAS e de Equidades.

Segundo a referência técnica da CAS, Patrícia Costa Fonseca, “a participação nas reuniões mensais possibilita aos coordenadores da APS manterem-se atualizados sobre os assuntos relevantes para o setor, bem como permite a troca de experiências entre os municípios para dar mais visibilidade às ações realizadas e ampliar o alcance delas. Ganha a população, com melhores serviços ofertados, ganha o município, com maior aporte financeiro atrelado ao alcance dos indicadores de saúde”.

23.06.2023.Reunião APS Pouso Alegre

Ainda de acordo com Patrícia, “foi observado um aumento médio em todos os indicadores do Previne Brasil - modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde -, que traz novos critérios para que o município garanta o recebimento de recursos federais. Houve aumento também em outros monitoramentos na SRS Pouso Alegre, como resultado do esforço da atenção primária em melhorar os serviços prestados à população, e isso se reflete em maior aporte financeiro vinculado aos indicadores de saúde”, conclui a referência.

Durante o encontro, foram apresentados o monitoramento dos indicadores do Plano de Enfrentamento à Mortalidade Materna Infantil e Fetal; as orientações sobre as ações do indicador de equidade da Política Estadual de Promoção da Saúde (Poeps) para o 2° quadrimestre de 2023, o Plano Operativo Municipal de Saúde LGBTQIA+; e construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS) previstas na Resolução CIB/SUS nº 8.753/2023.

Foram também temas de debate as informações e considerações após as reuniões de Capacitações dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e as orientações sobre equipe multiprofissional (e-Multi). Os resultados, a discussão o e compartilhamento de ações exitosas em relação ao Previne Brasil do primeiro quadrimestre do ano (Q1/2023) também foram abordados, assim como as considerações sobre o Programa Nacional de Suplementação de Ferro após reunião técnica, o Resultado preliminar PoepsOEPS Q1/2023 e a divulgação da formação de tutor da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB).

Por Otávio Coutinho / Foto: Otávio Coutinho