Com a chegada do inverno, há o aumento das doenças respiratórias, e uma das estratégias para evitar casos graves e mortes é a vacinação, principalmente contra a covid e gripe, disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Neste mês de junho, as secretarias municipais de saúde do Triângulo Mineiro estão desenvolvendo novas estratégias para informar e levar as vacinas até a população, indo além de ações como as salas de vacina, o horário estendido para trabalhadores (após as 17 horas) e o funcionamento aos sábados (Dia “D”).

Até o momento, já foram aplicadas 561.949 doses contra a gripe no Triângulo Mineiro, sendo 30% delas no mês de junho, a partir da ampliação do público. No entanto, apenas 56,77% foram aplicadas nos grupos prioritários formados por idosos, crianças, gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde e professores. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde para este público é de 90% de cobertura. A campanha de vacinação contra a gripe encerra dia 31 de julho, e está disponível para todas as pessoas acima de 6 meses de idade. Sobre a vacina bivalente contra a covid, mais de 234 mil adultos já garantiram a proteção até o dia 19 de junho na região.

A referência técnica em mobilização social da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberlândia, Lucélia Silva, reforça a importância das ações fora das salas de vacina, denominadas extra-muro. “As pessoas podem procurar as Unidades de Saúde ou mesmo aproveitar os movimentos de ações que estão ocorrendo nas empresas, nas escolas, no drive-thru e até arraiá da vacinação, para atualizar seu cartão de vacinas”, disse Lucélia.

Vacinação em empresas, comunidade escolar e residências

Em Uberaba, existe o projeto “Vacine aqui”, no qual os imunizantes são levados a escolas e empresas, para facilitar o acesso de estudantes e profissionais à vacinação. Parcerias com as escolas também vêm sendo feitas com atuação dos professores, que trabalham a temática ao longo da semana, explicando o que é e qual a importância das vacinas. Depois de sensibilizados, os alunos e suas famílias são convidados à escola em sábados letivos, quando são feitas palestras voltadas a toda a família, realizando logo após, a multivacinação de toda a comunidade presente.

Já em Campo Florido, a gestão municipal de saúde utilizou a Resolução SES/MG nº 6.985/2019, que dispõe sobre repasse financeiro para o fortalecimento de ações de imunização em Minas Gerais, para comprar um veículo destinado exclusivamente à vacinação da população. Os profissionais vão até as residências das pessoas em horários especiais, assim como em usinas, fazendas, produtores de cana de açúcar, entre outros, a partir de levantamento de cobertura vacinal realizado pelos agentes comunitários. Outra ação realizada, foi a “Criança com Saúde”, um dia de lazer e multivacinação do público infantil, que contou com atividades recreativas como tobogã, touro mecânico, futebol de sabão, pula-pula, casa de bolinhas, escorregador, pipoca e algodão doce.

Arraiá da Vacinação em Ipiaçu - Foto: Divulgação SMS Ipiaçu

Arraiá da vacinação e drive-thru

O aposentado Romeilton Alves Garcia, de 68 anos, foi um dos vacinados contra a gripe, covid, e meningite C, no Arraiá da Vacinação, em Ipiaçu, no sábado, dia 24 de junho. Além de garantir a proteção, ele participou de um café da manhã super animado. “Neste período de baixa umidade do ar e aumento das doenças infecciosas, a vacina é importante para a prevenção. Peço a população que procure um Posto de Saúde para atualizar o cartão de vacina, principalmente as crianças e idosos”, alertou Garcia.

Outro resultado positivo foi contabilizado no Pontal do Triângulo, em Ituiutaba, que realizou um drive-thru de vacinação. Em apenas quatro horas, cerca de 300 pessoas foram vacinadas contra a gripe. Em Iraí de Minas, o Arraiá da Vacinação ocorre no sábado, dia 1º de julho.

Campanhas de vacinação - gripe, meningite C e ACWY e covid

A imunização em larga escala ajuda a reduzir a disseminação de doenças na comunidade, garantindo a construção da imunidade coletiva. Neste sentido, a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) destaca as campanhas que encerram no fim de julho e a importância da população adulta em completar o esquema vacinal contra a covid.

A campanha de vacinação contra a gripe encerra dia 31 de julho. Embora a vacina esteja disponível para todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade, a lista de grupos prioritários inclui aquelas mais vulneráveis, como idosos, gestantes e crianças de 6 meses a menores de 6 anos.

A vacina contra a meningite C está disponível até o fim de julho para todos os mineiros que tenham 16 anos de idade ou mais, e que ainda não se vacinaram contra a doença. Há a oferta da vacina meningocócica ACWY que faz parte do Calendário de Vacinação para os adolescentes de 11 a 14 anos, e cuja ampliação temporária foi estendida para crianças, adolescentes, profissionais de saúde, adolescentes ou adultos que vivem com HIV-Aids e pessoas acima de 19 anos de idade – públicos que são rotineiramente imunizados com a vacina do tipo C.

Para receber a dose da vacina bivalente contra a covid, a pessoa tem que ter acima de 18 anos, e ter completado o esquema vacinal primário (duas doses ou dose única), com intervalo necessário de 4 meses desde a última aplicação.

Infográfico vacinas gripe, meningite C e ACWY e covid - Crédito: Clara Fonseca

Por Lilian Cunha e Sara Braga