Com o início do inverno em 21 de junho, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros está reforçando com os 54 municípios da sua área de atuação a necessidade de mobilização da população para a vacinação contra a gripe, principalmente das pessoas que integram os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Até o dia 20, de um total de 421.960 doses de vacinas repassadas aos municípios, foram aplicadas 280.119 doses. Isso coloca a região de abrangência da SRS com cobertura vacinal de 61,20% do público alvo. Em Minas Gerais a cobertura vacinal está em 54,55%.

Seis municípios jurisdicionados à SRS já ultrapassaram a meta de vacinar mais de 90% do público prioritário. São eles: São João do Pacuí (104,21%); Santa Cruz de Salinas (97,33%); Guaraciama (95,98%); Engenheiro Navarro (95,36%); Olhos D´Água (94,18%) e Cristália (90,88%).

Com mais de 89% do público prioritário já vacinado, dois municípios estão próximos de atingir a meta de cobertura vacinal: Pai Pedro e São João da Lagoa. Outros 29 municípios estão com cobertura vacinal entre 60% a 70% e 17 localidades contabilizam coberturas vacinais abaixo de 50%.

Os percentuais de cobertura vacinal se referem aos grupos prioritários de vacinação, constituído por idosos a partir de 60 anos; trabalhadores da saúde; crianças de seis meses a menores de seis anos; gestantes; puérperas e povos indígenas.

Também estão entre os públicos prioritários de vacinação professores; pessoas com comorbidades; caminhoneiros; pessoas com deficiência permanente; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário urbano e de longo percurso; trabalhadores portuários; profissionais das forças de segurança, salvamento e das forças armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade com mais de 18 anos de idade; adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas.

A referência técnica em imunização da SRS de Montes Claros, Mônica de Lourdes Rochido observa que “a cobertura vacinal deve estar maior do que os dados já contabilizados pelo Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) mantido pelo Ministério da Saúde. Isso porque, o levantamento realizado nesta terça-feira aponta que há municípios que registraram os últimos dados de aplicação de doses de vacina no dia 2 de junho”.

Diante dessa situação, a enfermeira da Rede de Frio da Superintendência Regional de Saúde, Angra Camila Alves Pereira Andrade, reforça que “para que a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e o Ministério da Saúde tenham condições de ter um acompanhamento mais próximo da realidade do andamento da campanha de vacinação contra a gripe, é de fundamental importância que, além da população procurar as unidades de saúde, os municípios também precisam fazer o registro das doses no SIPNI, de preferência diariamente”.

A coordenadora de vigilância em saúde da SRS, Agna Soares da Silva Menezes, reforça que, “com a chegada do inverno, é importante que as pessoas que integram os grupos prioritários procurem as unidades de saúde para serem imunizadas. Isso porque, nesta época do ano há aumento significativo das síndromes respiratórias agudas graves e, para evitar complicações de saúde, é de fundamental importância que as pessoas sejam vacinadas o quanto anos”.

PRORROGAÇÃO

A campanha de vacinação contra a gripe está prorrogada até 31 de julho. Com a decisão tomada pelo Ministério da Saúde e pela SES-MG, além dos públicos prioritários, crianças com idade a partir de seis meses e a população em geral poderão procurar as unidades municipais de saúde para tomar a vacina disponibilizada gratuitamente por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Por Pedro Ricardo / Foto: Fábio Marçal - Prefeitura de Montes Claros