A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Alfenas tem fomentado a capacitação de profissionais de saúde, que atuam na porta de entrada dos hospitais, para a identificação e tratamento de arboviroses (dengue, zika e chikungunya) e oferta de uma assistência adequada aos casos prováveis e os confirmados de dengue, chikungunya e zika.

A referência técnica da SRS Alfenas, Andréa de Fátima Santos Carvalho, destaca que “desde as primeiras confirmações de casos de chikungunya e de uma elevação nos casos de dengue, houve uma preocupação maior de que os pontos de atenção da rede de urgência e emergência devem estar atentos aos sinais e sintomas dessas doenças, de modo a garantir um atendimento com abordagem diferenciada e garantir tempos mínimos de espera, hidratação imediata e vigilância constante pré e pós-atendimento pelos profissionais”.

De acordo com o painel de monitoramento de casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, divulgado na página da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), até o dia 12 de junho, em 2023 são 701 casos confirmados de dengue e 12 casos confirmados de chikungunya nos 24 municípios da área de abrangência da SRS Alfenas. Na região não foram confirmados casos de zika e nem registrados óbitos pelas arboviroses.

Foram encaminhados aos hospitais a Nota Técnica Nº 7/SES/SUBPAS-SRAS-DAHUE-CEAUE/2023, contendo o fluxo da Rede de Urgência e Emergência para os atendimentos relacionados às arboviroses, uma apresentação com os pontos principais da Nota Técnica, um fluxograma sobre o diagnóstico diferencial dengue x zika x chikungunya e um fluxograma do Manejo Clínico da Dengue (MS 2023). Foi solicitado que eles fossem afixados nas mesas de atendimento dos profissionais médicos. Foram também disponibilizados links para cursos online gratuitos de capacitação de assistência em arboviroses.

Algumas instituições hospitalares, como as de Alfenas, Divisa Nova, Monte Belo, Paraguaçu, Machado e São Pedro da União, realizaram capacitações internas dos colaboradores.

“Essas instituições realizaram capacitações internas das equipes e nos enviaram fotos e listas de presença desses momentos. Gostaríamos de parabenizar a todos pelo empenho e dedicação, que se reflete em um atendimento qualificado para a nossa população, contribuindo para que tenhamos uma assistência adequada aos casos e, consequentemente, evitemos óbitos por arboviroses em nossa região”, destaca a referência técnica da SRS Alfenas.

Por Thayane Viana / Foto: Divulgação Santa Casa de Divisa Nova