O Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi) da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul, em parceria com técnicos da Coordenação Estadual de Vigilância das Arboviroses, promoveu entre os dias 13 a 15 de junho, no município de Itaobim, uma capacitação para utilização do novo inseticida. A iniciativa, realizada de forma presencial, teve como público-alvo os 25 municípios sob a jurisdição da GRS Pedra Azul, contando com a participação dos Agentes Comunitários de Endemias (ACE) responsáveis pelas ações de controle vetorial do aedes aegypti nos respectivos municípios.

Para o enfermeiro e referência técnica das Arboviroses na GRS Pedra Azul, Davidson Rodrigues Castro, a incorporação do novo inseticida nas ações de controle vetorial dos municípios trará como principal benefício a aplicação no interior das residências. “Anteriormente, o controle químico era realizado apenas no peridomicílio, como quintais e áreas externas das casas. Com o novo inseticida será possível combater os mosquitos que se escondem debaixo de mesas, atrás de cortinas e em outros cômodos da casa”, explicou.

Créditos: Davidson Rodrigues Castro

Durante a capacitação, os ACEs receberam aulas teóricas e práticas, preparando-se para o próximo período sazonal das arboviroses, que ocorrerá entre dezembro de 2023 e maio de 2024. No ano de 2023, os municípios da GRS Pedra Azul enfrentaram uma epidemia de chikungunya, com registro de 6.306 casos confirmados da doença, segundo dados do Sinan.

Por Allan Campos