A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre promoveu, no dia 14/06, Reunião técnica do Programa Nacional de Suplementação de Ferro (PNSF). O intuito foi o alinhamento das novas diretrizes do PNSF à rotina da Atenção Básica nos municípios. Entre os assuntos tratados estiveram a atualização sobre anemia, estratégias de prevenção da anemia, bem como a organização do PSNF nos municípios.

Segundo a referência técnica(RT) da Atenção Básica/Coordenação de Atenção à Saúde da SRS Pouso Alegre, Patrícia Costa Fonseca, “espera-se que, após essa reunião técnica, os municípios possam (re)organizar seus fluxos de trabalho na Atenção Básica no que diz respeito à assistência em puericultura e pré-natal, para garantir que todas as crianças de 6 a 24 meses, gestantes e puérperas recebam regularmente os suplementos para prevenir a anemia, e melhorar a saúde geral desse público alvo”, afirma. Outra expectativa é melhorar o registro desse procedimento no sistema de informação e nas cadernetas de saúde, dando maior visibilidade para esse importante programa.

Créditos: Otávio Coutinho

A anemia, definida como baixos níveis de hemoglobina no sangue, atinge cerca de 42% das gestantes e 47% das crianças em idade pré-escolar, público mais vulnerável. A anemia afeta gravemente a saúde e está associada ao mau desenvolvimento cognitivo e motor em crianças e à capacidade de trabalho em adultos, o que influencia o desenvolvimento econômico. Entre as mulheres grávidas, a anemia por deficiência de ferro também está associada a resultados reprodutivos adversos, como parto prematuro, bebês com baixo peso ao nascer e diminuição dos estoques de ferro para o bebê, o que pode levar a um desenvolvimento prejudicado. A falha em reduzir a anemia pode resultar em milhares de mulheres com problemas de saúde e qualidade de vida, e pode prejudicar o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças.

O evento foi organizado e ministrado pela Referência Técnica(RT) da Atenção Básica/Coordenação de Atenção à Saúde da SRS Pouso Alegre, Patrícia Costa Fonseca, contou com a colaboração do Coordenador da Assistência Farmacêutica da SRS Pouso Alegre, Lucas Botazini, e participação das Referências técnicas do PNSF nos municípios.

Por Otávio Coutinho