A realização da 2ª Oficina sobre utilização de recursos das Resoluções da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) em ações de Mobilização Social, no dia 1º de junho, teve o objetivo de dinamizar as abordagens dos temas de Saúde junto à população da área de abrangência da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá, com ações criativas e de impacto que auxiliem na adesão a hábitos saudáveis, e promovam o acesso aos serviços do SUS (Sistema Único de Saúde).

Como essa iniciativa é um desdobramento da primeira oficina (mais informações abaixo), dois municípios - Divinésia e Miradouro - foram convidados a apresentar um relato de experiência, demonstrando como aplicaram os recursos das Resoluções SES-MG na promoção e prevenção à Saúde em ações de Mobilização Social.

“Foi precioso poder compartilhar com nossos colegas de outros municípios nossa experiência, em especial na contratação de uma trupe de teatro profissional para trabalharmos temas como covid-19, arboviroses, maio amarelo e autismo. Nestes exemplos citados pudemos ver o brilho nos olhos das pessoas, principalmente das crianças, e como se envolvem nos temas apresentados de forma natural e com grande aprendizado”, contou Rosemary Soares de Souza, referência técnica em Mobilização Social e presidente do Comitê de Mortalidade Materno, Fetal e Infantil de Miradouro.

Divinésia fez uma explicação detalhada sobre o financiamento estadual do SUS para ações de mobilização social, desde o conceito do blocos de financiamento até o estabelecimento de fluxos com setores da prefeitura municipal como jurídico, contabilidade, compras e licitação, o que de fato proporciona que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) consiga executar o orçamento planejado com os recursos da SES-MG.

“Busquei mostrar um passo a passo, pois são diversos recursos estaduais disponíveis e que podem ser utilizados para ações de mobilização social, seja por meio de recursos de custeio ou investimento específicos, ou por meio de recursos de resoluções de Financiamento da Atenção Básica como um todo. Assim, diante da minha experiência em Divinésia e do que conheço dos municípios, o planejamento e estabelecimento de fluxos de trabalho são alguns dos problemas a serem contornados, não necessariamente a disponibilidade de recursos”, pontuou Tales Mendes, gerente de Saúde e coordenador de Prestação de Contas na SMS de Divinésia.

Foto: Keila Lima

Execução de recursos da SES-MG em Mobilização Social

Na primeira oficina sobre o tema, realizada em setembro de 2022, a GRS Ubá identificou e elencou 11 Resoluções da SES-MG que demandam ações de Mobilização Social, e que destinam recursos para que os municípios possam efetivar as atividades.

“Utilizamos o cardápio de ações que o Nível Central dispôs, relacionando quais poderiam ser aplicadas em cada resolução. Isso ampliou o entendimento das secretarias municipais de saúde, mostrando as muitas possibilidades de envolver - por meio da Mobilização Social - toda a população, coletivizando as informações e chamando as pessoas para a corresponsabilidade para uma Saúde universal e integral”,  explicou Keila Lima, referência técnica em Mobilização Social da GRS Ubá.

Durante o encontro, também foram apresentados o balanço da mobilização social do mês de abril, a utilização do termo de uso de imagem para matérias e redes sociais, e as temáticas do mês de junho.

Por GRS Ubá