Com o objetivo de aumentar a realização de procedimentos ambulatoriais eletivos de média e alta complexidade, mediante o aprimoramento da Política de Apoio e Fortalecimento à Atenção Especializada, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está disponibilizando mais de R$ 1,4 milhão para cinco municípios da macrorregião de saúde Norte. O repasse dos recursos oriundos de emendas parlamentares aos fundos municipais de saúde de Coração de Jesus, Espinosa, Grão Mogol, Januária e Montalvânia está previsto na Resolução 8.776, publicada dia 22 de maio pela SES-MG.

Em 45 municípios do estado o investimento previsto é superior a R$ 15,9 milhões. Na área de atuação da Gerência Regional de Saúde de Januária, os investimentos previstos são da ordem de R$ 800 mil. Estão divididos da seguinte forma: Januária (R$ 600 mil) e Montalvânia (R$ 200 mil).

Outros três municípios que integram a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros serão contemplados com o repasse de R$ 686 mil. As localidades beneficiadas são: Coração de Jesus (R$ 366 mil); Espinosa e Grão Mogol (R$ 160 mil para cada município).

O coordenador de atenção à saúde da SRS Montes Claros, João Alves Pereira, explica que “os recursos deverão ser investidos no aumento de procedimentos de apoio diagnóstico nas especialidades de endoscopia; angiologia; ginecologia-obstetrícia; neurologia; oftalmologia; pneumologia e urologia. Os municípios também deverão viabilizar investimentos na realização de consultas e procedimentos clínicos especializados para o tratamento odontológico e de doenças do aparelho de visão”.

Serviço especializado de oftalmologia da Santa Casa de Montes Claros - Foto: Ascom/Santa Casa de Montes Claros

Por Pedro Ricardo