Atendendo solicitações dos 54 municípios que integram a sua área de atuação, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros concluiu na terça-feira, 30 de maio, o repasse de mais 28.376 doses de vacinas contra a covid-19. Ao todo, 37 municípios receberam 14.544 doses de vacinas da Pfizer bivalente. Outras 6.330 doses de vacinas Pfizer pediátricas foram entregues a 33 secretarias municipais de saúde.

Para continuidade da vacinação da população adulta, 3.972 doses de vacinas foram repassadas a 30 municípios. Já para a aplicação da terceira dose de imunizantes em crianças, 54 municípios receberam 3.530 doses de vacinas.

A referência técnica em imunização da SRS Montes Claros, Mônica de Lourdes Rochido, explica que “como a vacinação da população contra a covid avançou, o repasse de imunizantes aos municípios tem como base as solicitações formalizadas pelas secretarias de saúde, de acordo com a demanda existente em cada localidade”.

A enfermeira da Rede de Frio da SRS Montes Claros, Angra Camila Alves Pereira Andrade, lembra que a vacina bivalente reforça a imunidade contra a cepa original do SARS-CoV-2 e das variantes Ômicron, BA.4 e BA.5.

Foto: SES-MG

Uma dose de reforço deve ser aplicada em pessoas que possuem comorbidades e nos seguintes grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde: idosos com 60 anos ou mais de idade; pessoas vivendo em instituições de longa permanência a partir de 12 anos e seus trabalhadores; pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos; povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas; gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas, bem como funcionários do sistema prisional.

Para receber a dose de reforço da vacina bivalente, a pessoa deverá ter respeitado o intervalo mínimo de quatro meses da última dose de reforço recebida ou última dose do esquema primário com vacinas monovalentes.

Já pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários para as doses de reforço de vacina bivalente, e que não iniciaram a vacinação ou que estão com esquema de duas doses incompleto, deverão completar o esquema vacinal com as vacinas monovalentes já disponíveis nas unidades de saúde.

Por Pedro Ricardo