A Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) promoveu nessa sexta-feira, dia 26/05, cerimônia de comemoração de encerramento da primeira turma da Especialização em Políticas de Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Esta pós-graduação soma-se a um histórico de várias outras especializações em saúde mental ofertadas pela instituição ao longo dos anos e tem como objetivo promover a formação crítica e reflexiva de trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), em Minas Gerais, para que possam atuar no âmbito da gestão e do cuidado em Saúde Mental, a partir do paradigma da atenção psicossocial.

Crédito: Vívian Campos

A cerimônia foi estruturada em dois momentos distintos: na parte da manhã foi o momento mais institucional, com falas de representantes da ESP-MG e da  da turma e ocorreu uma entrega simbólica de diploma aos estudantes. Já  a parte da tarde,foi marcada por apresentações artísticas e uma aula de encerramento, conduzida pela professora Daniela de Melo Gomes, que apresentou o tema: Decolonização e interseccionalidade: por que interessam ao cuidado em saúde mental?

Participaram do evento na parte da manhã, a diretora da ESP-MG, Mara Guarino Tanure, o Superintendente de educação e pesquisa em saúde da ESP-MG, Paulo Sérgio Mendes César; o Coordenador de Política, Planejamento e Gestão em saúde da ESP-MG, Lucas Rodrigues Albionti de Castro, as coordenadoras da especialização, Alessandra Rios de Faria e  Ana Regina Machado e também Suzana de Almeida Gontijo, representando  as alunas e os alunos. 

A diretora da ESP-MG, Mara Guarino Tanure, abriu a cerimônia, destacando sua satisfação em participar desse momento e também parabenizou toda a equipe responsável pela condução desta especialização, que iniciou suas atividades com um grau maior de desafio, em meio a pandemia da Covid-19. “Embora as circunstâncias tenham nos impedido, naquele momento, de termos a proximidade que é tão característica das formações oferecidas pela ESP, seguimos em frente, inicialmente com as aulas remotas e depois com a presença física de estudantes e professores”.  

Ela também parabenizou todas as alunas e alunos que concluíram essa formação e que irão sair da Escola como Especialistas em políticas de saúde mental e atenção psicossocial e aptos a colocar em prática todo o conhecimento obtido e compartilhado nessa formação.

Sobre a especialização

Esta primeira turma de Especialização soma-se a um histórico de várias outras especializações e cursos em saúde mental promovidos pela instituição ao longo dos anos. Entre os anos de 1985 e 2002, a ESP-MG ofertou o Curso de Pós-Graduação lato sensu "Especialização em Saúde Mental" contribuindo para a formação de muitos trabalhadores que participaram e participam do processo de Reforma Psiquiátrica em Minas Gerais. Entre 2003 e 2019, a Escola realizou formações em saúde mental voltadas às áreas da gestão, atenção a usuários de drogas, atenção em saúde mental da criança e do adolescente, residência multiprofissional, qualificação de referências técnicas, qualificação para supervisores clínico-institucionais e oficinas sobre a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

As aulas da Especialização tiveram início em setembro de 2021, momento em que a pandemia da Covid-19 estava intensa e ainda vivíamos em isolamento social e, por esta razão, as aulas aconteceram de forma remota de setembro daquele ano, até fevereiro de 2022. As aulas passaram a ser presenciais em março de 2022 e continuaram até a conclusão, um ano depois.

A especialização contemplou um total de 400 horas de carga horária, sendo 368 horas /aula de disciplinas e 32 horas destinadas à elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Estão concluindo o curso, 33 alunos, que são trabalhadores com graduação de nível superior, com atuação na atenção ou na gestão em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas no Sistema Único de Saúde SUS, em Minas Gerais, nas esferas municipal ou estadual.

A segunda turma da Especialização em Políticas de Saúde Mental e Atenção Psicossocial-Turma 2023-2025 está com inscrições abertas  até o dia 02 de junho de 2023, mais informações, clique aqui

 

Por Vívian Campos/ Ascom- ESP-MG