O período de maior concentração de casos notificados de arboviroses é o que tem início em outubro e vai até maio, quando as chuvas se tornam mais frequentes e a temperatura aumenta. Essas condições, somadas aos recipientes que acumulam água (pode ser uma tampinha de garrafa), esquecidos em quintais e até mesmo dentro de casa, formam o cenário ideal para se tornarem criadouro do mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.

Registrando 16 municípios em estado de média a alta incidência pelo Comitê Estadual de Enfrentamento às Arboviroses (dados de 10 de maio), a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá tem apoiado os municípios no enfrentamento do combate ao mosquito, realizando visitas técnicas e propondo ações complementares para as secretarias municipais de Saúde.

Ações em andamento

Em Ubá, o projeto "Saúde na Comunidade" está percorrendo os bairros levando serviços e orientações, em especial sobre o controle do mosquito. “Estamos fortalecendo a divulgação da prevenção porque os focos estão, em sua maioria, dentro das residências. Então, é preciso a dedicação de todos nós para evitarmos mais notificações por dengue. Por isso, estamos montando estandes nos bairros aos fins de semana para conversarmos com a população. Também investimos em conteúdos de rádios e TV, tudo para que essa informação de extrema importância sensibilize as pessoas”, informou Marina Albino, referência técnica de Mobilização Social da Secretaria Municipal de Saúde de Ubá.

O projeto "Saúde na Comunidade" está percorrendo os bairros de Ubá - Foto: Divulgação SMS Ubá

Em Coimbra, a primeira edição da Feira da Saúde (realizada em 30 de abril), na Praça Arthur Bernardes, foi organizada pela Secretaria Municipal de Saúde com apoio da pasta de Esportes, proporcionando um dia de serviços, informações e entretenimento à população. “Tivemos um estande especial sobre o combate ao Aedes e foi uma excelente oportunidade para abordarmos esse assunto com a população”, contou Raiane Carla Teixeira, referência técnica municipal de Mobilização Social.

Em Silveirânia, o “Movimento todos contra a Dengue” promoveu um mutirão de limpeza em todos os bairros (ocorrido em 30 de abril), um esforço conjunto da Secretaria Municipal de Saúde e da pasta de Obras e Urbanismo, como contou a referência técnica municipal de Mobilização Social. “Passamos por todas as ruas da cidade, recolhendo entulhos desprezados e fornecendo orientação para a população eliminar qualquer possível foco de dentro das casas. Mobilizar as pessoas por essa causa é fundamental”, disse Regiane Carolina Lopes.

Atividades do Comitê Regional

O Comitê Regional de Enfrentamento às Arboviroses (CREA), composto por representantes dos setores da GRS Ubá, tem periodicidade semanal e atende ao cenário de arbovirose com visitas técnicas aos municípios. “Temos procurado sempre contar com um representante da Epidemiologia e outro da Assistência à Saúde, pois estão na linha de frente do enfrentamento. Também há ocasiões em que contamos com a referência técnica de mobilização social, que representa um serviço de retaguarda importante para evitarmos o aumento de focos de Aedes, com consequente incremento da transmissibilidade. O trabalho em equipe é imprescindível, conforme o que prevê e constitui o Plano Municipal de Contingência como instrumento decisivo de gestão”, contou a referência técnica em Endemias da GRS Ubá, Hélcio Carlos Gonçalves Cruz.

Até maio, a equipe do CREA da GRS Ubá esteve em Eugenópolis, Antônio Prado de Minas, Barão do Monte Alto, Miraí, Tocantins, São Geraldo e Muriaé.

Por Keila lima