A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Leopoldina, por meio da Coordenação de Atenção à Saúde (CAS), realizou na quarta-feira, 17 de maio, o 1º Seminário Regional de Políticas de Promoção da Equidade, que ocorreu no Centro Cultural Mauro de Almeida, em Leopoldina. O Seminário teve como objetivo aprofundar reflexões sobre os temas condizentes com a política, a fim de proporcionar aos municípios fundamentação teórica para embasar a elaboração do Plano Operativo Municipal da População LGBTQIAPN+.

O evento foi direcionado aos membros dos comitês técnicos municipais de equidade, gestores municipais de saúde e demais profissionais envolvidos nas políticas intersetoriais, e contou com representações dos 15 municípios da área de abrangência da GRS Leopoldina.

Para a gerente regional de saúde de Leopoldina, Aline Costa Rezende, “o evento foi um espaço de trocas de experiências, aprendizado mútuo e crescimento para os participantes. As palestras dispararam reflexões político-sociais importantes sobre o tema, trazendo a integração de conceitos e teorias para direcionamento das práticas que serão delineadas nos planos operativos”.

Foto: Oberdan Moreira Rocha

Os temas abordados foram: “apresentação sobre a Política Estadual de Promoção da Saúde” e construção do Plano Operacional Municipal referente a Resolução SES/MG 8.375, de 19/10/22, com Juliane Peres; “(R)EXISTIR: pensando práticas educativas para o acesso e permanência da população LGBT nas políticas de saúde integral”, com Natália Ferreira; “a importância da Perspectiva de Gênero na Saúde”, com Camila Gonçalves Guimarães; “o equilíbrio entre a igualdade e a equidade”, com Márcio Henrique Francisco de Souza. A coordenação da mesa de discussão foi de Fernanda Guimarães de Oliveira. Houve participação ativa de todos os profissionais, com compartilhamento de suas rotinas de trabalho, facilidades e dificuldades enfrentadas, contribuindo para a construção do conhecimento coletivo.

A conselheira municipal de saúde e membro do Comitê de Equidade do município de Além Paraíba, Priscila Morais Gomes, disse que as palestras realizadas foram de grande valia na ajuda da elaboração dos planos operativos, visando capacitar as equipes de saúde em nível municipal e garantir a equidade às populações mais vulneráveis.

Por Oberdan Moreira