A Superintendência Regional de Saúde (SRS) Coronel Fabriciano iniciou os treinamentos do programa Previne Brasil em novembro de 2022, contemplando 11 municípios de sua área de atuação. Em dezembro do mesmo ano, sete municípios foram contemplados com a capacitação, que foi finalizada em março e abril de 2023, atendendo aos 17 municípios restantes. O treinamento foi realizado de forma presencial em cada município, reunindo servidores das secretarias municipais de saúde e da Atenção Primária à Saúde (APS). Os participantes foram capacitados para emissão, análise e planejamento dos relatórios do Sistema de Informação da Atenção Básica (SISAB), visando a melhoria dos indicadores do Previne Brasil, por meio do monitoramento, qualificação dos registros, correção da base cadastral, criação de vínculos com as equipes e do alinhamento da base cadastral com o sistema CadSUS.

Treinamento Previne Brasil em Entre Folhas - Foto: SRS Cel. Fabriciano

Na prática, os relatórios do SISAB contêm informações dos pacientes SUS (Sistema Único de Saúde), e instruções para atendimento assistencial. Reinaldo Romeu dos Santos Júnior, referência técnica regional do e-SUS APS, esclareceu a importância de cada município em conhecer e entender os relatórios técnicos gerados pelo sistema. “Os relatórios do SISAB relativos a cada indicador (do programa), direciona os municípios para uma melhor organização assistencial, garantindo maior efetividade no atendimento aos usuários e melhora no desempenho dos municípios nos indicadores do programa Previne Brasil", pontuou.

Previne Brasil

O objetivo do programa Previne Brasil é a organização assistencial com busca ativa dos usuários, de acordo com a condição de saúde a ser acompanhada, evitando assim internações por condições sensíveis à Atenção Primária.

O programa tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária, assim o município recebe incentivo financeiro de acordo com o desempenho em cada indicador.

Os indicadores do programa são a proporção de gestantes com pelo menos seis consultas de pré-natal realizadas, sendo a primeira até a décima segunda semana de gestação; proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado; proporção de mulheres de 25 a 64 anos com coleta de citopatológico na APS; proporção de crianças de 1 ano de idade vacinadas na APS contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenzae tipo B, e poliomielite inativada; proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre; e proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.

Por Lucas Alves