Na segunda-feira, 15 de maio, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina, por meio da coordenação de Vigilância em Saúde, realizou a Reunião Integrada das Arboviroses. O evento teve como objetivo promover o alinhamento e fortalecimento das ações de prevenção e controle das doenças transmitidas pelos mosquitos Aedes aegypti, como a dengue, chikungunya, zika e febre amarela.

A reunião foi realizada no Teatro Santa Isabel, em Diamantina, e contou com a participação de gestores de saúde, coordenadores e referências técnicas da Vigilância em Saúde, da Vigilância Epidemiológica, da Atenção à Saúde e da Mobilização Social, dos 34 municípios da área de abrangência da SRS Diamantina. Cerca de 70 profissionais envolvidos diretamente no enfrentamento das arboviroses participaram do evento.

Foto: Ricardo Maciel

A programação foi dividida em dois turnos, manhã e tarde, com assuntos focados nas diferentes etapas do enfrentamento das arboviroses. No turno da manhã, as atividades tiveram início com a abertura feita pela superintendente da SRS Diamantina, Cleya da Silva Santana Cruz, acompanhada dos coordenadores da Vigilância em Saúde, Vigilância Epidemiológica e Atenção à Saúde. Em seguida, os técnicos da SRS Diamantina abordaram temas que envolveram ações da Atenção Primária à Saúde (APS), voltadas ao enfrentamento das arboviroses; fluxo do paciente pós-atenção primária e a importância da mobilização social no planejamento das ações.

No turno da tarde, foram apresentadas questões relacionadas ao fluxo de acesso a medicamentos e insumos para dengue, zika e chikungunya; controle vetorial e a vigilância epidemiológica e laboratorial das doenças causadas pelo Aedes.

Para a coordenadora da Vigilância em Saúde, Mariana Cristina Rocha, “as ações de enfrentamento das arboviroses só surtem efeitos se realizadas de forma integrada entre os diversos setores da saúde”. Além disso, Mariana destacou que a adesão dos municípios foi expressiva, e que os objetivos do evento foram atingidos.

“A Reunião Integrada das Arboviroses foi uma oportunidade valiosa para a troca de informações, atualizações, discussões e planejamento de ações conjuntas no combate a essas doenças no território. Esperamos que os municípios continuem focados e atuantes. Reforçamos o nosso compromisso com os municípios e ressaltamos que a equipe técnica da regional vai estar sempre à disposição para somar nesse enfrentamento”, destacou a superintendente Cleya.

Por Ricardo Maciel