A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros realizou, na segunda-feira, 15 de maio, trabalho de mobilização dos 54 municípios que integram a sua área de atuação, com o repasse de informações sobre a ampliação da oferta da vacina contra a gripe para toda a população, com idade a partir de 6 meses. A decisão, tomada sexta-feira, 12 de maio, pelo Ministério da Saúde e acatada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), objetiva reduzir a incidência de infecções respiratórias e contribuir para a diminuição dos atendimentos ambulatoriais, internações, e mortes durante o período de outono e inverno.

A coordenadora de vigilância em saúde da SRS Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, explica que “a ampliação da vacinação deve seguir a disponibilidade de doses e a estratégia definida pelos municípios, que são responsáveis pela operacionalização da vacinação. Isso porque, apesar da excepcionalidade da vacinação para todas as idades, o Programa Nacional de Imunizações reitera que permanece a importância da imunização dos grupos de risco, para evitar o agravamento da situação de saúde”.    

Até o momento, a SRS já repassou aos municípios 288.340 doses de vacinas e, com a ampliação do público a ser vacinado, a tendência é de que a partir desta semana haja aumento de demanda por parte das secretarias de saúde. Até segunda-feira, dia 15 de maio, dados do Ministério da Saúde davam conta de que, em Minas Gerais, já foram aplicadas 2.464.996 doses de vacinas contra a gripe.

Foto: SES-MG

Agna Menezes observa que, “mesmo com a ampliação do público a ser vacinado contra a gripe, o registro das doses administradas pelos municípios nos grupos prioritários deverá ter prioridade na inclusão de dados nos sistemas de informação do Ministério da Saúde”. Segundo Agna, as doses administradas nas pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários, o registro ocorrerá nos sistemas de informação no campo específico “Outros grupos sem comorbidades”.  

 

Cobertura vacinal

A referência técnica em imunização da Rede de Frio da SRS Montes Claros, Mônica de Lourdes Rochido, explica que, até sexta-feira, 12 de maio, em 54 municípios a cobertura vacinal contra a gripe chegou a 34,52%. Até então, o público prioritário para vacinação era constituído por idosos a partir de 60 anos; trabalhadores da saúde; crianças de seis meses a menores de seis anos; gestantes; puérperas e povos indígenas.

Também estavam entre os públicos prioritários de vacinação professores; pessoas com comorbidades; caminhoneiros; pessoas com deficiência permanente; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário urbano e de longo percurso; trabalhadores portuários; profissionais das forças de segurança, salvamento e das forças armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade com mais de 18 anos de idade; adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas.

Até o momento os municípios que se destacam pelo maior percentual de cobertura vacinal são: Engenheiro Navarro (74,26%); Guaraciama (70,79%); Santa Cruz de Salinas (70,3%); Olhos D´Água (62,83%); São João da Lagoa (62,43%); Mamonas (54,76%); Pai Pedro (52,86%); Porteirinha (52,50%) Grão Mogol (50,61%) e São João do Paraíso (50,23%). Outros doze municípios já estão com cobertura vacinal acima de 40% do público prioritário.

Por Pedro Ricardo