De 25/04 a 05/05 o município de Manga recebeu a Força Estadual de Enfrentamento às Arboviroses, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), composta de 10 agentes de campo mais 5 técnicos da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária, com atuação nos eixos de Controle Vetorial, Vigilância Epidemiológica, Assistência e Comunicação/Mobilização. 

Crédito: Giuliana Dias

O intuito da Força foi realizar visitas domiciliares para tratamento focal, com a remoção de possíveis criadouros para o mosquito Aedes aegypti, conscientização e mobilização da população no controle e redução do vetor, além das capacitações e reuniões de alinhamento com o Município. 

Durante as visitas domiciliares os mobilizadores conversaram com os moradores; uma oportunidade de identificar as fragilidades do território para que possam traçar novas estratégias no combate ao vetor, além de mobilizar e reforçar a importância da limpeza dos quintais e outros pontos focais. 

A referência técnica de arboviroses da GRS de Januária, Marcus Orestes, ressaltou que “o trabalho em combate as arboviroses vem sendo realizado no município, contudo não foram capazes de conter a proliferação do mosquito, necessitando neste momento de intervenção Estadual, para o controle da transmissão das doenças.” 

Orestes destacou ainda a importância do apoio da população: “é necessário tampar os tonéis e caixas-d’água; manter as calhas sempre limpas; deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo; manter lixeiras bem tampadas; deixar ralos limpos e com aplicação de tela; limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia; limpar com escova ou bucha os potes de água para animais; retirar água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa”.

RECEPÇÃO E BALANÇO

 A moradora, Tereza Ferreira Farias do bairro Arvoredo, achou positivo o trabalho da Força Estadual: “estou feliz de ver o pessoal nas ruas fazendo essa limpeza, a gente faz a limpeza dentro de casa mais muitos não fazem, e o povo tem que evitar jogar lixo nos matos, nos lotes. Muitas pessoas estão adoecendo, quem pegou sofreu, nós temos que combater esse mosquito”.

Dona Delfina de Jesus Cardoso, moradora,  agradeceu o trabalho da equipe, e colaborou com o trabalho dos agentes, recebendo bem a todos e recebendo as orientações necessárias para combater o mosquito da dengue.

O supervisor da Equipe de campo da Força Estadual, Manoel Gonçalves Dias, da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, destacou a importância da cooperação entre todos envolvidos: “o trabalho foi bem desempenhado graças a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, do Setor de Endemias, Secretaria de Limpeza Urbana, Setor de Marketing e Regional de Saúde de Januária.” 

Entre os bairros que receberam as ações foram percorridos 99 quarteirões identificando pontos vulneráveis e locais e criadouro do mosquito. Ao todo mais 100 focos foram eliminados. 

Além da equipe da Força Estadual, os agentes de endemias do município participaram das ações, um apoio importante que impulsionou as ações realizadas. 

“Para a gente é um achado, porque por mais que a gente acha que já sabe, sempre falta alguma coisa, quando a gente ver o trabalho do outro, com esse olhar minucioso pela experiência que tem é um grande aprendizado para nós”, ressaltou a Agente de Combate às Endemias (ACE) de Manga, Maria das Graças Rodrigues. 

De acordo com Geraldo Magela, ACE da GRS Diamantina, o município participou intensamente das ações.  A equipe contou até mesmo com um caminhão para recolhimento de inservíveis 

“O município dará continuidade nos trabalhos que a Força Estadual iniciou, nos demais bairros do município, além de intensificar os trabalhos de educação, promoção e prevenção à saúde. Falou também da importância do controle da doença, e agradeceu o apoio do Estado no combate às arboviroses urbanas”, finalizou a Secretária de Saúde do Município de Manga, Cassília Rodrigues de Souza.

 

Por Giuliana Dias