Na terça-feira, 2 de maio, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros iniciou o repasse da quinta remessa de vacinas aos 54 municípios que compõem a sua área de atuação, para continuidade da 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza. Ao todo são 55.890 doses de imunizantes destinados à aplicação em idosos a partir de 60 anos; trabalhadores da saúde; crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; puérperas e povos indígenas.

Também estão entre os públicos prioritários de vacinação professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário urbano e de longo percurso; trabalhadores portuários; profissionais das forças de segurança, salvamento e das forças armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade com mais de 18 anos de idade; adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas.

Foto: Pedro Ricardo/SRS Montes Claros

Com a entrega da quinta remessa de vacinas, a SRS contabilizará o repasse de 223.990 doses de imunizantes às secretarias municipais de saúde. Neste novo repasse, os municípios que receberam a maior quantidade de vacinas foram: Montes Claros (19.470 doses); Janaúba (3.490); Bocaiúva (2.500); Salinas (2.210); Porteirinha (2.010); Jaíba (1.670); Espinosa (1.560); Coração de Jesus (1.480); Rio Pardo de Minas (1.460); Francisco Sá (1.330); Taiobeiras (1.690); Monte Azul (1.250) e São João do Paraíso (1.090).

Cobertura Vacinal

Na terça-feira, nos 54 municípios da área de atuação da SRS, a cobertura vacinal contra a gripe chegou a 20,54% do público prioritário definido pelo Ministério da Saúde. As localidades que apresentam maiores percentuais de pessoas já vacinadas são: Engenheiro Navarro (55,67%); Santa Cruz de Salinas (53,50%); Guaraciama (52,69%); Olhos D´Água (47,56%) e São João da Lagoa (46,81%).

A estimativa é de que, na área de atuação da SRS Montes Claros, 413.810 pessoas devem ser vacinadas contra a gripe. A meta é de que a Campanha, iniciada dia 3 de abril, alcance até 31 de maio, no mínimo 90% do público alvo.

A coordenadora de vigilância em saúde da SRS, Agna Soares da Silva Menezes reforça a necessidade dos municípios registrarem diariamente os dados de vacinação no Sistema Nacional de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), a fim de que a SES-MG e o Ministério da Saúde tenham condições de acompanhar a evolução da campanha de imunização.

Além disso, frisa a coordenadora, “é importante que as pessoas que compõem os públicos alvos de vacinação compareçam às unidades de saúde o quanto antes, evitando deixar para serem imunizadas nos últimos dias da campanha. Quanto mais cedo as pessoas puderem se vacinar melhor, evitando, assim, que tenham a saúde prejudicada em virtude da transmissão da síndrome respiratória aguda grave ser mais frequente nesta época do ano, quando há transição do outono para o inverno”, alerta Agna Menezes.

Meningite

A Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) decidiu prorrogar até 30 de julho a vacinação contra a meningite de pessoas com idade a partir de 16 anos. A imunização continuará até a disponibilidade de doses nos municípios, contemplando pessoas ainda não vacinadas contra a doença.

A enfermeira e referência técnica da Rede de Frio da Superintendência Regional de Saúde, Angra Camila Alves Pereira Andrade, alerta os municípios que a ampliação da vacinação para a população em geral não pode impactar a oferta da vacina de rotina na população com idade inferior a 16 anos, conforme é definido pelo Calendário Nacional de Vacinação do Programa Nacional de Imunizações coordenado pelo Ministério da Saúde.

Por Pedro Ricardo