A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá iniciou o monitoramento dos 11 municípios que estão executando a Política de Descentralização do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (PDCEAF), que tem por objetivo atender os pacientes no próprio território de forma humanizada.  Tabuleiro foi um dos primeiros municípios a receber os servidores da Coordenação de Assistência Farmacêutica que, em visita técnica realizada no dia 24 de abril, puderam verificar as melhorias possibilitadas com recursos estaduais, bem como repassar orientações para prosseguimento do serviço.

Foto: Divulgação SMS Tabuleiro

A PDCEAF elenca 256 itens (medicamentos) para tratamento de cerca de 90 doenças, e permite que o cidadão os receba gratuitamente em seu próprio município, sem a necessidade de se deslocar até uma Unidade Regional de Saúde, muitas vezes distante de sua cidade. Atualmente, são aproximadamente 1.454 pessoas nos 11 municípios que executam o PDCEAF na área da GRS Ubá que recebem medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para doenças especiais, como artrite reumatóide, doença pulmonar crônica obstrutiva, lúpus, Parkinson e Alzheimer.

Patricia Meichilb, coordenadora da Assistência Farmacêutica da GRS Ubá, relatou que o monitoramento é o momento em que se verifica como está a condução do município frente a nova política. Juntamente com a servidora Débora Ladeira, que a acompanhou na visita técnica a Tabuleiro, pôde conferir investimentos importantes, como a aquisição de um gerador para atender a necessidade de manter em funcionamento os equipamentos da rede de frio no caso de falta ou oscilação na corrente elétrica.

“A Farmácia de Tabuleiro também está equipada com novos computadores e com uma nova câmera fria de maior porte, além de outras melhorias executadas com recursos da Política de Descentralização. É importante salientar que tudo isso está sendo efetivado para simplificar o acesso dos pacientes ao componente especializado, muitos deles em tratamento de doenças raras, de baixa prevalência, ou que requerem uso prolongado de certos medicamentos, sendo que alguns têm alto custo”, explicou Patrícia.

Além de qualificar a assistência farmacêutica local, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) repassa recurso financeiro para a adesão e custeio da PDCEAF, conforme especificações da Resolução SES/MG Nº 7.628/21, e os valores podem ser investidos no custeio, aquisição de mobiliários, equipamentos e/ou adequação das farmácias públicas municipais.

“Para nós, profissionais do município, ficou mais prático acompanhar os processos, e para os pacientes o acesso foi facilitado e agilizado. Com isso, observamos que aumentou o número de pessoas que procuraram e conseguiram medicamentos do Componente Especializado”, contou Genilson Vitalino da Silva, responsável técnico de Tabuleiro.

Os 11 municípios da GRS Ubá que já estão executando a entrega dos medicamentos da PDCEAF são: Divinésia, Ervália, Guarani, Guiricema, Miradouro, Patrocínio do Muriaé, Presidente Bernardes, Rosário da Limeira, São Francisco do Glória, Tabuleiro e Visconde do Rio Branco. Somadas, estas cidades têm mais de 114 mil habitantes que, caso necessitem, podem contar com atendimento diretamente nas farmácias municipais, o que torna a entrega mais ágil e gera economia para os municípios.

Por Keila lima