Anualmente, a vacinação contra a gripe marca os calendários dos brasileiros. Este ano, não foi diferente: desde 3 de abril, com previsão para encerramento em 31 de maio, a população tem acesso à campanha que visa imunizar 90% de sua população contra a doença.

Crédito: Secretaria Municipal de Saúde de Dom Viçoso

Aos 50 municípios da área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha, foram distribuídas, até o momento 146.030 doses de vacina contra a gripe, correspondendo a cerca de 40% do total de doses destinadas à SRS na campanha. Desse montante, 30.500 doses foram enviadas na primeira remessa, 30.140 doses na segunda, 43.540 na terceira remessa e 41.850 doses na quarta.

A cobertura vacinal da Campanha Nacional Contra a Influenza em Minas Gerais, até o momento, é de 13,44% nos grupos prioritários (crianças, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores e idosos prioritários) e de 1,15% nos indígenas. Na SRS Varginha, pode-se observar que as coberturas vacinais destes grupos se assemelham ao perfil do Estado,  ficando em torno de 13,25%. Os municípios que apresentam as coberturas vacinais mais altas até o momento, na região da SRS Varginha, são Alagoa (101,39%) no grupo prioritário de puérperas; Carrancas (37,14%) no grupo de professores; e Baependi (80,08%) no grupo prioritário de trabalhadores de saúde, conforme dados retirados do Painel LocalizaSUS. em 24 de abril.

Estratégias de alcance

Os municípios da região têm implementado estratégias de vacinação extramuros, tais como tendas, ações com horário estendido nas Unidades de Saúde, bem como iniciativas de sensibilização da população para a vacinação. Como exemplo, pode-se citar o município de Dom Viçoso, que realiza mensalmente a Tenda da Saúde, focando, nesse mês, em especial na vacinação contra a gripe e na vacina bivalente contra a covid-19. “A ideia de agregar duas campanhas como essas na Tenda da Saúde tem o intuito de quebrar uma certa resistência por parte da população, observada quando se trata da bivalente. Quem vem se vacinar contra a gripe, já toma conhecimento da importância da Bivalente e já pode ser imunizado”, afirma Priscila Aparecida de Paula, enfermeira do município.

O município de São Lourenço realizará, no dia 6 de maio, o Dia D da campanha contra a gripe. A ação tem parceria da Polícia Militar, Tiro de Guerra e agentes de trânsito, que vão direcionar a população para a vacinação, indicando locais e orientando como proceder para receber o imunizante.

Sabe-se que a gripe é uma doença transmissível de grande importância em saúde pública, pois há impacto significativo nos serviços de saúde, pelo risco gerado de agravamento do quadro clínico, com necessidade de hospitalização e eventuais óbitos, principalmente nos grupos mais vulneráveis (crianças, gestantes, puérperas, idosos, professores e trabalhadores de saúde). Segundo Poliana Pereira, referência técnica do Programa de Imunização na SRS Varginha, a vacinação segue sendo a melhor estratégia de prevenção da doença. “Muito ainda tem que ser feito, ao passo em que se avança a Campanha de Vacinação contra a gripe. Todavia, as estratégias utilizadas pelos municípios, como horários estendidos de atendimento, de forma a ampliar o acesso à vacinação, têm demonstrado êxito e contribuído para o objetivo final: alcance de altas coberturas vacinais contra a gripe, sobretudo nos grupos mais vulneráveis”, destacou.

Por Tânia Corrêa