Ano após ano, o mosquito Aedes aegypti é foco das questões de saúde pública, especialmente em um período específico do ano - meses de março, abril e maio. As chuvas frequentes, aliadas às altas temperaturas e à possibilidade de instalação de criadouros em recipientes que acumulam água, são a mistura perfeita para que o mosquito se prolifere e contamine pessoas com as doenças por ele transmitidas.

Crédito: SRS Varginha

Na Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha, que conta com 50 municípios sob sua abrangência, o trabalho tem sido intensificado de modo a oferecer suporte epidemiológico e também assistencial, tendo em vista que já há óbitos por dengue registrados na região nas últimas semanas.

Ações em andamento

Com o número de municípios se enquadrando, de forma rápida, à categoria de “muito alta transmissão”, a SRS Varginha já intermediou solicitações de UBV (ultra baixo volume) veicular a seis municípios de sua abrangência este ano. Coqueiral, Ribeirão Vermelho, Perdões, Lavras, Ijaci e Ilicínea receberam o veículo que faz a aplicação do popular “fumacê”, que é a aplicação do inseticida por meio de equipamento acoplado ao veículo. Técnicos da SRS Varginha são disponibilizados para a realização destes processos e, quando necessário, há o suporte dado pelo Nível Central da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para atendimento de solicitações de UBV, como foi o exemplo de Coqueiral.

Ainda sobre suporte e trabalho colaborativo no combate ao mosquito, a SRS Varginha cedeu, em resposta à solicitação da da SES-MG, por meio da Coordenação Estadual de Vigilância das Arboviroses, o servidor Marcio Alberto da Silva, referência em Vigilância de Epizootias, no período de 20 a 31 de março, para colaborar na ação de resposta rápida na Regional de Saúde de Passos - devido ao cenário epidemiológico com óbito confirmado por febre amarela de pessoa residente do município de Monte Santo de Minas - juntamente com a equipe do Laboratório de Entomologia da Fundação Ezequiel Dias (FUNED).

Comitê em trabalho ativo

As reuniões do Comitê Regional de Enfrentamento às Arboviroses Regional, composto por representantes dos setores da SRS, vêm ocorrendo semanalmente e, em caso de necessidade, reuniões extraordinárias são convocadas com os membros/suplentes. Um exemplo de ação idealizada pelo Comitê foi a videoconferência realizada em 4 de abril com as vigilâncias e assistências (Atenção Primária e Hospitalar) dos municípios, para alinhamento de demandas e atualização de protocolos referentes às ações, após percepção do Comitê acerca desta necessidade. Além disso, ações de suporte às equipes municipais no que se refere à compra de inseticida, providências a serem tomadas quando da ocorrência de óbito, mobilização social, medicamentos e recursos, também vêm sendo priorizadas na SRS, com base nos planos de enfrentamento elaborados pelos municípios e observando a fase em que cada um se encontra.

Diante do cenário epidemiológico das arboviroses vivenciado pelos municípios de abrangência da SRS Varginha, a referência em Arboviroses e membro do Comitê Regional, Divina Roselaine Silva, ressalta que “para além do planejamento em saúde pública, feito pelas instâncias envolvidas, há de se destacar a importância da população se envolver como corresponsável nas atividades de manejo ambiental do dia a dia, tais como remoção e eliminação de criadouros do vetor que, em sua maioria, estão dentro das residências”.

Por Tânia Corrêa