A 25ª Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe) foi iniciada em Minas Gerais no dia 3 de abril, antecipando até mesmo a campanha nacional, que teve início no dia 10 de abril. Apesar do esforço em adiantar a ação diante da disponibilidade de doses da vacina enviadas pelo Ministério da Saúde (MS), a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá tem observado uma baixa procura pela vacinação por parte do público alvo. 

Wallan Mcdonald, referência técnica em Imunização da GRS Ubá, relatou que 84.270 doses foram encaminhadas aos 31 municípios da área de abrangência da GRS (fonte: SIES). Porém, apenas 15.407 doses foram efetivamente aplicadas (fonte: Localiza SUS).

“Esse quadro é muito preocupante, visto que o vírus influenza é causador de infecção aguda do sistema respiratório, que é transmitido de maneira muito rápida, e pode levar à morte. Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), somente em 2022 foram 132 pessoas que vieram a óbito por Síndrome Respiratória Aguda Grave causada por Influenza. Este ano, já são duas mortes”, argumentou Wallan.

Foto: Divulgação GRS Ubá

Até o dia 25 de abril, os dados apontavam que 11, dos 31 municípios da área da GRS Ubá, não tinham aplicado nenhuma dose da vacina contra Influenza. O ideal preconizado pelo MS é que 90% de todos os públicos prioritários sejam contemplados com a vacinação. 

“Estamos levando essa pauta para o GAMOV regional (Grupo de Análise e Monitoramento da Vacinação), pois temos que discutir as estratégias utilizadas a nível municipal para convocarmos a população. Lembramos que esse imunizante faz parte do calendário anual de rotina e, para a campanha de 2023, já está atualizado contra a nova cepa da gripe”, destaca Wallan.

 

Campanha Influenza 2023

A Campanha de vacinação contra a Influenza 2023 prossegue até 31 de maio, e os grupos prioritários são:

  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);

  • Trabalhador da saúde (todos os trabalhadores da saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade);

  • Gestantes e puérperas;

  • Professores do ensino básico e superior;

  • Povos indígenas;

  • Idosos com 60 anos ou mais de idade;

  • Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e das Forças Armadas;

  • Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

  • Pessoas com deficiência permanente;

  • Caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;

  • Trabalhadores portuários;

  • População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade;

  • Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

É importante reforçar que não há contraindicação em tomar, no mesmo dia, a vacina da gripe e outros imunizantes, como a vacina da covid-19. A vacina tem como objetivo reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. A vacina contra a gripe é trivalente e imuniza contra três vírus (H1N1, H3N2 e vírus influenza B). 

Para receber uma dose é necessário apresentar documento de identidade e cartão de vacina. Contudo, se não tiver o cartão de vacinas, ainda assim vá até a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa para verificação e atualização do seu calendário vacinal.

Por Keila lima