A Força Estadual de Enfrentamento às Arboviroses, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), iniciou na terça-feira, 25 de abril, as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti no município de Passos, no sul do estado. O objetivo é reduzir os casos de dengue na cidade, identificar e eliminar os focos do mosquito, e colaborar com os agentes municipais na orientação da população quanto à continuidade das medidas preventivas.

A Força Estadual foi solicitada pelo município de Passos por meio do Comitê Regional de Enfrentamento às Arboviroses (CREA) da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos, aprovada pelo Comitê Estadual de Enfrentamento às Arboviroses e autorizada pela Coordenação Estadual de Vigilância de Arboviroses.

Visita dos agentes da Força Estadual - Foto: Ascom - SRS Passos

A equipe que está atuando em Passos é formada por 17 agentes de combate às endemias, que se juntaram aos agentes municipais para, até 5 de maio, visitar 3.570 imóveis na região do bairro da Penha, identificado pela Secretaria Municipal de Saúde como a localidade de maior incidência de casos prováveis de dengue.

"A Força Estadual veio para complementar as ações que a SES-MG, por meio da SRS Passos, vem realizando junto ao município para auxiliar no enfrentamento da dengue e outras arboviroses. Já fizemos o primeiro ciclo de pulverização pelo UBV veicular e agora precisamos eliminar os focos, onde estão as larvas do mosquito, no menor tempo possível, para quebrar o ciclo de proliferação desse vetor da doença", disse a superintendente da SRS, Kátia Rita Gonçalves.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NUVEPI), Márcia Aparecida Silva Viana, a dengue causou grande impacto em vários municípios da abrangência da SRS Passos neste ano, principalmente em Passos, com perdas de vidas e custos altos com as intervenções para interromper a transmissão da doença. “Com isso, temos aprendido sobre a importância de desenvolver ações para o controle vetorial, para que possamos escrever uma nova história das arboviroses nos próximos períodos sazonais”, avaliou.

A coordenadora do CREA da SRS Passos, Patrícia Mendes Costa, e referência técnica em arboviroses do NUVEPI, explica que a Força Estadual era uma possibilidade de intervenção que foi apresentada à Secretaria Municipal de Saúde de Passos. “Pela situação naquele momento, que estava crítica, o emprego da Força Estadual seria uma medida a ser considerada”, disse.

Nesta semana, Passos chegou a 10.835 casos prováveis de dengue, com quatro óbitos confirmados, quatro casos de chikungunya e um de zika. “Nosso trabalho consiste na aplicação do larvicida nos depósitos que contenham água, tratamento focal e remoção, além da retirada de tudo aquilo que possa acumular água nos quintais”, disse o supervisor da Força Estadual, Jaderson de Jesus Matos.

As ações da Força Estadual e dos agentes municipais começaram nas imediações da capela de Nossa Senhora da Penha, em diversos tipos de imóveis. Em poucos minutos de trabalho, os agentes identificaram vários recipientes com larvas do mosquito em quintais, terrenos baldios com mato, entulho e lixo. Segundo o supervisor Jaderson Matos, é comum os focos serem encontrados em imóveis em que os moradores não fazem o descarte adequado do lixo doméstico, deixando-o no quintal ou colocando em terrenos abertos.

Por Enio Modesto