Contabilizando até segunda-feira, 24 de abril, cobertura vacinal de 14,59% contra a gripe, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros está mobilizando os 54 municípios que integram a sua área de atuação para agilizar o registro diário das pessoas já vacinadas. Em memorando encaminhado aos municípios, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) aponta que, até o momento, 71 localidades não registraram a aplicação de nenhuma dose de vacina contra a gripe no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI).

Por esse motivo, a cobertura vacinal em Minas Gerais está em 13,44% do público prioritário, com aplicação de 934.244 doses de vacinas. Em todo o país, a meta do Ministério da Saúde é atingir a cobertura vacinal de 90% dos públicos alvos.

Em Minas Gerais mais de 6,1 milhões de pessoas compõem os grupos prioritários de vacinação contra a gripe. A campanha de imunização iniciada dia 3 de abril prossegue até 31 de maio contemplando prioritariamente: idosos a partir de 60 anos de idade; trabalhadores da saúde; crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; puérperas e povos indígenas.

Também estão entre os públicos prioritários de vacinação professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário urbano e de longo percurso; trabalhadores portuários; profissionais das forças de segurança, salvamento e das forças armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade com mais de 18 anos de idade; adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas.

A referência técnica da Rede de Frio da SRS Montes Claros, Angra Camila Alves Pereira Andrade explica que até segunda-feira, 24 de abril, foram vacinadas 45.424 pessoas em 51 municípios. Até o momento, três localidades não registraram nenhuma dose de vacina aplicada: Glaucilândia, Rubelita e Santa Cruz de Salinas. A estimativa é de que 311.402 pessoas compõem os grupos prioritários de vacinação na área de atuação da SRS.

Em seis municípios da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pirapora, a cobertura vacinal chegou a 10,17%, de um público alvo estimado em 39.292 pessoas. Já foram vacinadas 3.996 pessoas em seis localidades. O município de Buritizeiro ainda não registrou a aplicação de nenhuma dose de imunizante.

Foto: SES-MG

Em 18 municípios da GRS de Januária, 6.288 pessoas já foram vacinadas contra a gripe. Com isso, a cobertura vacinal está em 4,90%, de um público estimado em 128.241 pessoas a serem imunizadas. Até esta segunda-feira, sete municípios não registraram a aplicação de nenhuma dose de vacina contra a gripe: Brasília de Minas; Icaraí de Minas; Itacarambi; Japonvar; Patis; São João das Missões e São Romão.

Mais Vacinas

Nesta segunda-feira, 24 de abril, a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros deu continuidade ao repasse da quarta remessa de 48.930 doses de vacinas contra a gripe para 54 municípios. Com a nova remessa a SRS contabiliza a entrega de 168.100 doses de imunizantes para a implementação da 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza.

A coordenadora de vigilância em saúde da SRS, Agna Soares da Silva Menezes reforça a importância da vacinação das pessoas que compõem os grupos prioritários, levando em conta que a gripe é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade.

“Com as variações repentinas do clima nesta época do ano, período do outono e inverno, as pessoas que possuem comorbidades devem tomar a vacina contra a gripe pois ela permite, ao longo de todo o ano, minimizar a carga viral e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas e a sobrecarga nos serviços de saúde”.

O alerta da coordenadora é reforçado pelo Ministério da Saúde. “Em 2019 e 2020, a cobertura vacinal contra a gripe atingiu em todo o país 91% e 95%, respectivamente. Já em 2021 a queda no índice de vacinação refletiu em apenas 72% do público alvo vacinado. No ano passado, a queda foi ainda maior e a cobertura vacinal atingiu apenas 68%”, pontua o Ministério.

Aliado à queda da cobertura vacinal, o Ministério da Saúde observa que o número de mortes pela doença aumentou 78% nos últimos dois anos. “Em 2021, 901 pessoas perderam a vida para a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causada pela gripe e, em 2022, o número de mortes registradas foi de 1.612”.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, o aumento de casos de gripe registrados nos últimos anos também reforça a importância da vacinação para evitar casos graves e mortes, principalmente em quem tem maior risco. Em 2021, foram registrados 7,2 mil casos e, em 2022, esse número saltou para 12.169. Já neste ano, 1,3 mil casos da doença já foram confirmados, com ocorrência de 87 óbitos.

Por Pedro Ricardo