A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Belo Horizonte realizou encontro com mobilizadores dos municípios que compõem sua área de atuação, em 19 de abril, no auditório da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais.

Com o objetivo de realizar alinhamentos, trocar experiências e promover aperfeiçoamentos, principalmente no enfrentamento às arboviroses (dengue, zika, chikungunya, entre outras), estiveram presentes representantes de setores como Vigilância Epidemiológica e Atenção Primária à Saúde de mais de 20 municípios. O coordenador de Vigilância em Saúde da SRS BH, Francisco Lemos, apontou a mobilização como fundamental na promoção à saúde e prevenção às doenças. “É fundamental mobilizar a população para ações de prevenção. No caso específico do enfrentamento às arboviroses, torna-se estratégico. Ensinar e motivar as pessoas para promoverem a saúde é muito importante. Ajuda a diminuir o número de focos de Aedes e, por consequência, os casos de doenças como dengue e chikungunya”. Sobre o evento, Lemos destacou a relevância das apresentações feitas por equipes de municípios. “Foi um bom seminário,  com oportunidades de conhecer práticas e ações de mobilização realizadas pelos municípios”, afirmou. Agente de endemias de São Joaquim de Bicas, Camila Nunes Delfino  reforçou a percepção de Lemos. “É a minha primeira participação no evento e contribuiu muito com ideias para colocar em prática nas nossas próximas mobilizações”.

Foto: Leandro Heringer

“Foi muito interessante poder ver as ações promovidas pelos outros municípios da SRS BH para a melhoria da Mobilização Social, não apenas para o combate às arboviroses, mas de forma geral. Isso é importante para gerar boas trocas e estimular novas ideias”, disse o biólogo da Secretaria Municipal de Saúde de Sabará, Rafael Marques de Souza,

Assessora de comunicação e referência em mobilização da SRS BH, Alessandra Maximiano, destacou que a participação dos mobilizadores sociais que compõem os municípios da Regional de BH foi a essência do seminário. “Discussões produtivas, experiências de sucesso e sugestões para as melhorias dos trabalhos realizados são o conjunto que irão guiar o enfrentamento da dengue e as atividades de mobilização".

Por Leandro Heringer