A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) iniciou no dia 10/04, no município de Várzea da Palma, uma Força Estadual de Enfrentamento às Arboviroses. A ação conjunta entre estado e município, teve continuidade até o dia 20/04, com objetivo de reduzir os casos de dengue e chikungunya por meio da intensificação de ações de combate ao Aedes aegypti.

Força Estadual de Combate as Arboviroses - Crédito: Adriana Katia Emiliano Souza

Aproximadamente 20 agentes de combate a endemias da Força Estadual se juntaram aos agentes municipais de saúde para realizar visitas domiciliares, remover focos do mosquito Aedes aegypti, fazer aplicação de larvicida e ações educativas de conscientização junto à população.

“Essa é uma ação integrada que está sendo realizada no município de Várzea da Palma, por meio de equipe composta por técnicos experientes das Regionais de Pirapora, Teófilo Otoni, Januária e Montes Claros. Essa equipe é acionada pelo Governo de Minas Gerais, principalmente para o controle de dengue em épocas de epidemias”, ressaltou Manoel Alves Dias, supervisor da Força Estadual.

Eliane Almeida, Secretária Municipal de Saúde de Várzea da Palma falou que a melhor maneira de prevenir as arboviroses é evitando as condições propícias à proliferação dos insetos transmissores, ou seja, ambientes com água parada, onde os ovos do mosquito são depositados.

Já a diretora da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pirapora, Tatiana Diniz Guarabyra de Oliveira, destacou os resultados positivos, trazidos pelas ações conjuntas entre as diversas instâncias no sentido de controle das arboviroses, como a redução no número de casos “temos adotado algumas estratégias nos municípios da micro, como treinamento e capacitação de equipes e intensificado esse trabalho em âmbito regional”.

Início e continuidade das ações

Acompanhamento e preparo são essenciais para viabilizar o trabalho conjunto, detalhes importantes lembrados pela referência técnica das Arboviroses da GRS Pirapora, Luciana Veloso Neves “no dia 31 de março de 2023, representantes do Comitê Regional de Arboviroses, da Gerência Regional de Saúde de Pirapora, realizaram visita técnica no município de Várzea da Palma. A visita objetivou a análise do cenário e as estratégias utilizadas no enfrentamento da epidemia, abordando cada eixo temático que compõe o Programa Nacional de Controle da Dengue: Vigilância epidemiológica, Assistência, Controle vetorial e Mobilização social, de forma a desenvolver ações integradas”.

O monitoramento das arboviroses deve ser constante, mesmo depois do fim dos períodos considerados críticos, que são representados pela sazonalidade das doenças e acompanham uma elevação dos casos notificados. Levando isso em consideração, a SES-MG lançou recentemente uma ferramenta para acompanhar todo o cenário no estado, trata-se do Painel de Estadual de Arboviroses que pode ser acessado através do site: https://www.saude.mg.gov.br/aedes/painel.

Por Adriana Katia Emiliano Souza