Na terça-feira, 18 de abril, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina realizou o Encontro Regional para Enfrentamento à Mortalidade Materna, Infantil e Fetal, no Auditório do Campus I da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). O evento foi promovido pela Coordenação de Atenção à Saúde (CAS) da SRS Diamantina e teve como objetivo orientar e enfatizar a importância da melhoria contínua das ações para redução da mortalidade materna, infantil e fetal por causas evitáveis.

Participaram do encontro gestores municipais de Saúde, representantes dos comitês municipais de Prevenção à Mortalidade Materna e Infantil da área de abrangência da SRS Diamantina, coordenadores de Vigilância em Saúde e da Atenção Primária à Saúde, representantes do Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE) e dos hospitais. A abertura do encontro ficou por conta do coordenador da CAS, Cláudio Luiz Ferreira Junior, que destacou a importância do evento.

"Esse momento foi extremamente necessário e esperado, e teve o objetivo de fortalecer as práticas assistenciais e reduzir a mortalidade materna e infantil em nossa macrorregião de Saúde. A participação dos técnicos da regional, da universidade e dos serviços é fundamental para contribuir com um cenário melhor para o estado de Minas Gerais".

Foto: Ricardo Maciel

O evento abordou diversos assuntos, entre eles a importância da mobilização social; apresentação da Resolução SES nº 8378/2022, que trata da implantação dos comitês, estruturação, atribuições e protocolos vigentes para o serviço; a importância dos registros adequados na Declaração de Óbito (DO), atas, sistemas de informação da vigilância em saúde com monitoramento da estatística de mortalidade; estímulo à qualificação do pré-natal com estratificação de risco entre os pontos de atenção e ação do 5º dia, e a relevância do Planejamento Familiar junto à Atenção Primária à Saúde (APS);

“Esse encontro proporcionou um importante espaço de diálogo e troca de experiências entre os profissionais da saúde da região, com feedbacks muito positivos sobre a qualidade dos temas apresentados e das informações repassadas. Entendemos que mais um passo foi dado na busca pelo fortalecimento do Plano de Ações Regional e para a melhoria dos indicadores de saúde em nossa macrorregião de Saúde, especialmente com relação às parcerias que estamos construindo na gestão coparticipativa”, ressaltou Kesley Duarte de Jesus, referência técnica do Comitê Regional da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal.

Além da equipe técnica da SRS Diamantina, o evento contou com a participação da professora Liliane da Consolação Campos Ribeiro, do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/UFVJM) e da professora Helisamara Mota Guedes, do departamento de enfermagem da UFVJM, que trouxeram informações relevantes sobre estudos recentes envolvendo temas ligados à mortalidade materna, infantil e fetal. Além das professoras, esteve presente também Emerson Vinicius Oliveira Braga, coordenador de enfermagem do Hospital Nossa Senhora da Saúde de Diamantina, que destacou o trabalho desenvolvido em relação à assistência à gestante de alto risco e as medidas que vêm sendo adotadas pela instituição para garantir melhorias na comunicação e na qualidade do atendimento na linha materna infantil.

Por Ricardo Maciel