A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros concluiu na segunda-feira, 17 de abril, o repasse da terceira remessa de 50.850 doses de vacinas contra a gripe para 54 municípios que compõem a sua área de atuação. Ao todo já foram entregues às secretarias municipais de saúde 119.170 doses de imunizantes para a implementação da 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza. Os trabalhos foram iniciados dia 3 de abril e prosseguem até 31 de maio.

A coordenadora de vigilância em saúde da SRS Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, reforça a importância da vacinação das pessoas que compõem os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, levando em conta que “a gripe é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. As pessoas que possuem comorbidades devem tomar a vacina, pois ela permite, ao longo de todo o ano, minimizar a carga viral e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas e a sobrecarga nos serviços de saúde”.

O alerta da coordenadora de vigilância em saúde também é reforçado pelo Ministério da Saúde. “Em 2019 e 2020, a cobertura vacinal contra a gripe atingiu em todo o país 91% e 95%, respectivamente. Já em 2021 a queda no índice de vacinação refletiu em apenas 72% do público alvo vacinado. No ano passado, a queda foi ainda maior e a cobertura vacinal atingiu apenas 68%”, pontua o Ministério.

Foto: Pedro Ricardo

Aliado à queda da cobertura vacinal, o Ministério da Saúde observa que o número de mortes pela doença aumentou 78% nos últimos dois anos. “Em 2021, 901 pessoas perderam a vida para a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causada pela gripe e, em 2022, o número de mortes registradas foi de 1.612”.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, o aumento de casos de gripe registrados nos últimos anos também reforça a importância da vacinação para evitar casos graves e mortes, principalmente em quem tem maior risco. Em 2021, foram registrados 7,2 mil casos e, em 2022, esse número saltou para 12.169. Já neste ano, 1,3 mil casos da doença já foram confirmados, com 87 óbitos.

Grupos prioritários - vacinação contra gripe Crianças

Compõem os grupos prioritários de vacinação idosos a partir de 60 anos de idade; trabalhadores da saúde; crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário urbano e de longo percurso; trabalhadores portuários; profissionais das forças de segurança, salvamento e das forças armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade com mais de 18 anos de idade; adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas.

Em 54 municípios a estimativa é de que sejam vacinadas 413.810 pessoas. Os municípios com maior público a ser imunizado são: Montes Claros (143.121); Janaúba (25.685); Bocaiúva (18.464); Salinas (16.220); Porteirinha (15.228); Taiobeiras (12.547); Espinosa (11.723); Rio Pardo de Minas (11.008) e Coração de Jesus (10.867).

Das 50.850 doses de vacinas contra a gripe repassadas pela Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, as localidades que receberam os maiores quantitativos foram: Montes Claros (17.720 doses); Janaúba (3.170); Bocaiúva (2.270); Salinas (2.010); Porteirinha (1.830); Taiobeiras (1.540); Jaíba (1.520); Monte Azul (1.140); Espinosa (1.420); Coração de Jesus (1.350); Rio Pardo de Minas (1.330) e Francisco Sá (1.210 doses).

Crianças

O Ministério da Saúde orienta que todas as crianças que receberam pelo menos uma dose da vacina contra a gripe em anos anteriores, devem receber apenas uma dose em 2023. Para a população indígena e pessoas com comorbidades, a vacina está indicada para as crianças de 6 meses a menores de 9 anos de idade.

Deve ser considerado o esquema de duas doses para as crianças de 6 meses a menores de 9 anos de idade que serão vacinadas pela primeira vez, devendo-se agendar a segunda dose para 30 dias após a administração da primeira dose.

Covid

Além de vacinas contra a gripe, a SRS Montes Claros também repassou aos municípios a quarta remessa de 13.710 doses de vacinas bivalentes contra a covid-19. A enfermeira da Rede de Frio da SRS, Angra Camila Alves Pereira Andrade explica que a vacina bivalente reforça a imunidade contra a cepa original de SARS-CoV-2 e das variantes Ômicron, BA.4 e BA.5.

Uma dose de reforço da vacina bivalente deve ser aplicada em pessoas que possuem comorbidades e nos seguintes grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde: idosos com 60 anos ou mais de idade; pessoas vivendo em instituições de longa permanência a partir de 12 anos e seus trabalhadores; pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos; povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas; gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas, bem como funcionários do sistema prisional.

Para receber a dose de reforço da vacina bivalente a pessoa deverá ter respeitado o intervalo mínimo de quatro meses da última dose de reforço recebida ou última dose do esquema primário com vacinas monovalentes.

Já pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários para as doses de reforço de vacina bivalente e que não iniciaram a vacinação ou que estão com esquema de duas doses incompleto, deverão completar o esquema vacinal com as vacinas monovalentes já disponíveis nas unidades de saúde.

Por Pedro Ricardo