A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Manhuaçu, por meio da Assessoria de Governança Regional (AGR), promoveu nos dias 11 e 12 de abril, em parceria com o COSEMS-MG e Ministério da Saúde, uma oficina sobre os instrumentos de planejamento do SUS (Sistema Único de Saúde) e Sistema DigiSUS - Gestor Módulo Planejamento, direcionada aos secretários municipais de saúde, técnicos municipais de gestão de saúde e conselhos municipais de saúde dos 34 municípios de abrangência da SRS.

Entre os objetivos da oficina foi capacitar os presentes sobre o aperfeiçoamento do sistema, mostrando em detalhes as funcionalidades e importância do planejamento em gestão da saúde e a devida utilização desses instrumentos para a gestão do SUS nos municípios.

Foto: Antonio Rodrigues

“Compreendemos que o planejamento deve ser tão importante quanto a implantação das políticas públicas e ações da saúde. É fundamental que todas as etapas de construção, implantação, controle e avaliação sejam executadas e lançadas nos Sistemas de Informação”, detalhou o superintendente regional de saúde Juliano Estanislau Lacerda.

“Essa é uma agenda que surgiu a partir das dúvidas dos municípios, principalmente no pós-pandemia. Hoje, nesse treinamento, temos a oportunidade de passar aos municípios as principais funcionalidades dos sistemas, visando auxiliá-los na utilização desses instrumentos de planejamento”, explicou a chefe de seção do serviço de articulação interfederativa e participativa, Roberta Iara Borges.

Sistema digiSUS

O sistema possibilita aos gestores municipais de saúde o registro de dados do Plano de Saúde (PS) e da Programação Anual de Saúde (PAS), bem como a elaboração e o envio do Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA) e do Relatório Anual de Gestão (RAG) para apreciação do Conselho de Saúde. Durante a capacitação, foi apresentado a forma correta do cadastramento e preenchimentos dos dados no Sistema de Cadastro e Permissão de Acesso (SCPA) e a solicitação de acesso ao DigiSUS.

Segundo a assessora técnica do COSEMS-MG, Ethiara Vieira de Macedo, “é importante saber que os municípios da região estão interessados em colocar o sistema em dia com as atividades executadas. Trata- se de um momento muito importante para os municípios, já que no período da pandemia de covid-19 não houve capacitações presenciais, essa aproximação com os municípios é fundamental”.

DigiSUS Gestor

O digiSUS Gestor - Módulo Planejamento (DGMP) é um sistema de informação para estados e municípios, desenvolvido a partir das normativas do planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e da internalização da lógica do ciclo de planejamento.

O DGMP incorporou as funcionalidades do Sistema de Apoio ao Relatório de Gestão (SargSUS) e do Sistema de Pactuação de Indicadores do Pacto pela Saúde (Sispacto). Isso significa que o sistema permite a elaboração dos Relatórios Detalhados do Quadrimestre Anterior (RDQA) e do Relatório Anual de Gestão (RAG), receber o registro das metas da Pactuação Interfederativa de Indicadores e de um conteúdo mínimo dos planos de saúde e das programações anuais de saúde, além de ser um repositório para todos os arquivos dos instrumentos de planejamento do SUS e resoluções correspondentes.

Por Antonio Rodrigues