Nos dias 11 e 12 de abril, tutores do Projeto Saúde em Rede da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano participaram do curso de Promoção à Saúde e Segurança do Paciente. Os cursos fazem parte do caráter formativo e instrutivo do Projeto Saúde em Rede.

Kátia Dornelas - analista central do Projeto Saúde em Rede - afirma que, na Etapa Preparatória 3, a estratégia utilizada para a melhoria dos processos de trabalho na Atenção Primária à Saúde foi a realização de cursos com os temas de Promoção da Saúde e Segurança do Paciente, que proporcionaram o treinamento de habilidades  relativas à redução dos riscos, diminuição dos eventos adversos e a melhoria das condições de saúde e qualidade de vida da população.

Foto: SRS Coronel Fabriciano

Fernanda Gama é enfermeira e tutora do Projeto Saúde em Rede no município de Timóteo. Ela afirma ser um desafio a implantação no município, mas que o projeto vai oferecer mais qualidade de vida para as pessoas que precisam de assistência especializada. “A atenção básica hoje em dia está bem preparada, e a proposta de trabalho pelas quatro linhas guias - diabete, hipertensão, saúde da mulher e da criança - dará mais resolutividade para as pessoas", pontuou.

Saúde em Rede

O projeto Saúde em Rede é um processo de educação permanente, que tem como propósito desenvolver a competência das equipes para o planejamento e organização da atenção à saúde, com foco nas necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O objetivo da estratégia é organizar as redes de atenção à saúde desde a Atenção Primária, passando pela Atenção Especializada e Hospitalar, a fim de melhorar a qualidade do serviço para o usuário SUS, gerando mais valor. “Com uma melhor organização e comunicação nestes níveis de atenção, espera-se que os serviços qualificados estejam aptos para prestarem um atendimento de qualidade e que seja resolutivo, atendendo o usuário de forma integral e longitudinal, diminuindo consideravelmente as demandas do nível hospitalar.” afirma Kátia.

Para mais informações sobre o Projeto Saúde em Rede acesse: https://www.saude.mg.gov.br/saudeemrede

Por Lucas Alves