Já tendo repassado 94.494 doses de imunizantes para os 54 municípios que integram a sua área de atuação, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros está reforçando com as secretarias municipais de saúde a recomendação de aplicação de uma dose de reforço da vacina bivalente contra a covid-19 da Pfizer/BioNtech nas pessoas com idade entre 12 e 59 anos que possuem comorbidades. A recomendação segue nota técnica publicada pelo Ministério da Saúde, levando em conta a disponibilidade de vacinas e, também, recomendação da Organização Mundial da Saúde.

A coordenadora de vigilância em saúde da SRS Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, explica que a vacina bivalente reforça a imunidade contra a cepa original de SARS-CoV-2 e das variantes Ômicron BA.4 e BA.5.  “Para receber a dose de reforço da vacina bivalente a pessoa deverá ter respeitado o intervalo mínimo de quatro meses da última dose de reforço recebida ou última dose do esquema primário com vacinas monovalentes”, pontua a coordenadora.

Já pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários para as doses de reforço de vacina bivalente e que não iniciaram a vacinação ou que estão com  esquema de duas doses incompleto, deverão  completar o esquema vacinal com as vacinas monovalentes já disponíveis nas unidades de saúde.

Foto: SRS Montes Claros

Entre as pessoas que poderão receber uma dose de reforço de vacina bivalente estão as que possuem as seguintes comorbidades: pneumopatias crônicas graves; hipertensão arterial resistente e de estágio 1, 2 e 3; insuficiência cardíaca; hipertensão pulmonar e Cor-pulmonale (que significa “coração pulmonar, uma complicação da hipertensão pulmonar); cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias.

Também podem tomar uma dose de reforço da vacina bivalente contra a covid pessoas com doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatia congênita no adulto; pessoas que possuem próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares; doença renal crônica; hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves; pessoas com obesidade mórbida, Síndrome de Down e outras síndromes genéticas, e pessoas acometidas por doença hepática crônica.

A inclusão desses grupos se soma ao público prioritário que pode receber as doses da vacina bivalente: idosos com 60 anos ou mais de idade; pessoas vivendo em instituições de longa permanência a partir de 12 anos e seus trabalhadores; pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos; povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas; gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas, bem como funcionários do sistema prisional.

Por Pedro Ricardo