Servidores municipais, referências em imunização e técnicos das salas de vacina,  estiveram presentes em reunião para sistematização da 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza nos 35 municípios de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano, realizada na segunda-feira, 3 de abril.

A 25ª Campanha começou no dia 3 de abril em Minas Gerais, e tem como objetivo reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza na população-alvo para a vacinação. Na campanha contra a influenza, são vacinadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos e mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Foto: SRS Coronel Fabriciano

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano, já recebeu 53.900 doses da vacina para influenza, com previsão de recebimento de mais 38 mil doses (dados sujeitos a revisão e alteração) ainda em abril. Segundo a enfermeira e referência técnica em imunização, Natália Littig, são cerca de 116 postos de vacinação nos municípios da Regional. A meta de cobertura para 2023 é de 90% das pessoas da população-alvo vacinadas, o que representa 216.113 pessoas dos 35 municípios da SRS Coronel Fabriciano. “Nós da saúde nos mobilizamos para sensibilizar as pessoas para uma campanha efetiva de vacinação, sobretudo do vírus influenza, promovendo diminuição dos casos graves da doença, como pneumonia, ou até internação.” pontua Natália.

Para se vacinar contra o vírus influenza, procure o posto de saúde mais próximo da sua casa, portando cartão de vacina, cartão do SUS e previna-se.

Por Lucas Alves