Visando alinhar ações para o reforço do enfrentamento às arboviroses, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Barbacena realizou uma reunião virtual com representantes dos municípios, na segunda-feira 3 de abril.

A reunião foi ministrada pela coordenadora de vigilância em saúde da SRS Barbacena, Daniela Siqueira, e teve como objetivo alinhar, junto aos municípios, as orientações para a realização da Semana de Mobilização Social e Ações de Combate ao Aedes, que será promovida pela SRS e seus municípios dos dias 10 a 16 de abril. O público-alvo foi de coordenadores de Vigilância em Saúde, Vigilância Epidemiológica e Atenção Primária à Saúde; gestores municipais de saúde (ou representantes), supervisores de endemias e responsáveis pela área de comunicação social dos municípios.

Foto: SRS Barbacena

A ação da semana de mobilização dos municípios faz parte do planejamento de trabalho de enfrentamento ao Aedes pelo Comitê Regional de Combate às Arboviroses da SRS Barbacena, que busca aumentar a participação da população na prevenção e combate à doença. A estratégia inclui orientar os  municípios a divulgarem as peças de campanha, ações a serem realizadas com a população, encaminhamento de relatórios e fotos dessas ações, entre outros alinhamentos e orientações.

“Com a alta incidência de casos de dengue, zika e chikungunya que o estado de Minas vem enfrentado, a Superintendência Regional de Saúde de Barbacena, em parceria com as secretarias municipais de saúde, está buscando o apoio da população para o enfrentamento e prevenção às arboviroses. A participação de todos é fundamental para que possamos evitar a disseminação do transmissor com aumento de número de casos e agravamento dessas doenças”, reforçou a coordenadora Daniela Siqueira.

Mobilização - prevenção e combate às arboviroses

Dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) apontam que o mosquito Aedes aegypti, principal transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya foi identificado em 97,8% dos municípios do Estado de Minas Gerais.

Diante do alarmante cenário atual, é fundamental que a população faça sua parte na eliminação de locais e recipientes que possam acumular água parada, potenciais criadouros para o mosquito. Devem ser realizadas ações como: manter lixeiras sempre tampadas e quintal sem entulhos, manter tonéis e caixas d’água tampados, retirar os pratinhos das plantas, não deixar água acumulada na área de serviço, deixar garrafas e baldes virados para baixo, esvaziar reservatórios de água de ar condicionado, geladeira e umidificadores, lavar bebedouros de animais com bucha ou escova, manter limpos ralos externos e calhas de chuva, esticar bem lonas usadas para cobrir objetos não deixando que se formem poças de águas, entre outras ações que envolvam a eliminação de água parada.

Por Priscila Resende