A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira, através do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, realizou monitoramento do aumento do números de casos de dengue, e reportou um alerta para o fortalecimento das ações de enfrentamento das arboviroses nos municípios das microrregiões de Guanhães, Itabira e João Monlevade.

De acordo com o coordenador de vigilância epidemiológica da GRS Itabira, Marcelo Barbosa Motta, o Núcleo de Vigilância Epidemiológica segue repassando semanalmente aos municípios os números registrados no painel de monitoramento de casos da Secretaria Estadual da Saúde (SES-MG), com indicação da incidência acumulada. De acordo com a última atualização do painel, o município de São Gonçalo do Rio Abaixo apresentava sinal de incidência muito alta.

O coordenador ressaltou se tratar apenas de uma alerta, visto que há poucos meses foi realizado uma reunião técnica com os coordenadores de vigilância epidemiológica dos 24 municípios de abrangência da GRS Itabira, onde foram abordados o cenário epidemiológico das arboviroses e suas possíveis alterações e a construção do plano de contingência municipal, com o objetivo de nortear a definição de ações de prevenção, controle e enfrentamento às arboviroses por cada município.

“Diante dos novos números, o Núcleo de Vigilância Epidemiológica segue mobilizando os municípios e dando suporte técnico, priorizando sempre aqueles municípios mais críticos, que estão com ações defasadas e também com agentes novos e sem nenhum treinamento técnico”, explicou Marcelo.

Créditos: Flávio A. R. Samuel

O Núcleo de Vigilância Epidemiológica da GRS Itabira informou ainda que todos os municípios em alerta, seguem monitorados e têm realizado ações de enfrentamento às arboviroses de forma contínua, além de ações de mobilização, conscientizado o ator principal neste enfrentamento, que é a população.

Casos prováveis na região

De acordo com os números registrados no painel de monitoramento de casos da Secretaria Estadual da Saúde (SES-MG), a região possui cerca de 671 casos prováveis de dengue, destes casos, 480 já foram confirmados. A região apresenta também 28 casos prováveis de chikungunya, sendo 10 casos confirmados para a doença.

O município de João Monlevade, que polo de microrregião de saúde, possui 309 casos prováveis de dengue, sendo 299 destes casos confirmados, 06 casos prováveis de chikungunya e apenas 01 caso confirmado para a doença, seguido por Guanhães, quem também é município polo de microrregião de saúde, com 106 casos (incidência muito alta) de dengue, com 18 casos confirmados da doença e 01 caso confirmado de chikungunya. Já o município de São Gonçalo do Rio Abaixo, aparece com 98 casos confirmados de dengue, e nenhum caso de chikungunya ou zika.

Outros municípios da região também possuem casos prováveis de dengue, só que em números menores, como Itabira, com 40 casos, sendo 24 casos confirmados da doença, e 18 casos prováveis de chikungunya, sendo 05 casos confirmados, seguindo de Bela Vista de Minas, com 40 casos prováveis de dengue e 24 casos confirmados, além de 02 casos confirmados de chikungunya. O município de Santa Bárbara aparece no painel com 09 casos confirmados de dengue, e apenas 01 caso confirmado de chikungunya.

Mais municípios apresentam casos prováveis de dengue, em números menores, que são os casos de Ferros, que possui 07 casos prováveis de dengue, sendo apenas 01 caso confirmado, o mesmo número de Rio Piracicaba e Bom Jesus do Amparo, que também possuem apenas 01 caso confirmado da doença.

Finalizando, temos o município de Passabém, que possui 05 casos prováveis de dengue, com 02 casos confirmados e Virginópolis, com 03 casos prováveis de dengue, sendo 02 destes casos confirmados para a doença, enquanto Dores de Guanhães possui 05 casos prováveis de dengue, sendo 01 caso confirmado e Nova Era, apenas 02 casos prováveis de dengue.

Por Flávio A. R. Samuel