As arboviroses são doenças transmitidas por insetos como o Aedes aegypti, e têm se tornado um grave problema de saúde pública. A incidência de dengue, zika e chikungunya tem aumentado nos últimos anos, e a luta contra essas doenças se tornou uma preocupação constante.

Com o aumento da incidência de casos de dengue, zika e chikungunya, diversas ações vêm sendo realizadas para combater essas doenças, como por exemplo as que foram realizadas pelos municípios da área de abrangência da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Unaí. Foram realizadas ações educativas e visitas domiciliares com o objetivo de conscientizar os moradores sobre a importância do trabalho conjunto entre os agentes e a população. Também aconteceram tratamentos em pontos focais do mosquito transmissor e tratamentos perifocal com estabelecimentos de pontos estratégicos e tratamento à ultra baixo volume (UBV), bloqueio de transmissão, controle mecânico e manejo ambiental com a remoção de diversos possíveis criadouros do mosquito transmissor.

Outra ação desenvolvida foi uma reunião on-line com todos os municípios para falar sobre o cenário epidemiológico e supervisão in loco realizado nos municípios: Unaí, Paracatu, Dom Bosco, Bonfinópolis, Riachinho, Natalândia, além de treinamento do sistema SINAN para acompanhamento das notificações do município de Paracatu e organização e envio de amostras para isolamento viral a FUNED.

Divulgação: Secretaria Municipal de Saúde de Paracatu

“Além disso houve distribuição de panfletos e cartazes da campanha, distribuição de Larvicidas e Adulticidas para combate do vetor, acompanhamento do UBV no município de Paracatu, reunião com os Comitês Municipais de Dom Bosco, Riachinho, Bonfinópolis e Natalândia” explicou a coordenadora do núcleo de vigilância epidemiológica da GRS Unaí, Daniany Oliveira Vale.

No entanto, apesar das diversas ações realizadas para combater as arboviroses pelas autoridades de saúde, é fundamental a participação ativa e o envolvimento da população, para que façam sua parte na eliminação de criadouros do mosquito transmissor.

Por GRS Unaí