Com estimativa de que 413.810 pessoas devam ser vacinadas neste ano contra a gripe em 54 municípios que compõem a área de atuação, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros está disponibilizando a primeira remessa de 33.110 doses de imunizantes para as secretarias municipais de saúde. As localidades que possuem a maior quantidade de pessoas a serem vacinadas e que, por isso vão receber a maior remessa de imunizantes são: Montes Claros (11,5 mil doses); Janaúba (2.050); Bocaiúva (1.470); Salinas (1.290); Taiobeiras (1.240) e Porteirinha (1.210).

Em Minas Gerais a 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza terá início antecipado para o dia 3 de abril. A recomendação repassada nesta quarta-feira, 29, pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) às unidades regionais e municípios leva em conta que “a influenza e a covid-19 continuam sendo ameaças para a saúde pública, especialmente para as pessoas não vacinadas”. Além disso, com a aproximação do período sazonal, é observado um importante aumento das notificações de doenças respiratórias.

Créditos: SES-MG

A antecipação do início da Campanha em uma semana também está sendo recomendada pela SES-MG pelo fato de que a primeira remessa de imunizantes já está sendo disponibilizada aos municípios. Além disso, em Minas Gerais o público prioritário de vacinação é superior a 8,5 milhões de pessoas. Já em todo o país a estimativa é de que devem ser vacinadas 81,7 milhões de pessoas.

Compõem os grupos prioritários de vacinação idosos a partir de 60 anos de idade; trabalhadores da saúde; crianças de 6 meses a menores de seis anos; gestantes; puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário urbano e de longo percurso; trabalhadores portuários; profissionais das forças de segurança, salvamento e das forças armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade com mais de 18 anos de idade; adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas.

A doença

A coordenadora de vigilância em saúde da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, explica que “a influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. Por isso, as pessoas que já possuem comorbidades devem tomar a vacina pois ela permite, ao longo de todo o ano, minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas e a sobrecarga nos serviços de saúde”.

Os casos de influenza podem variar de quadros leves a graves, incluindo a ocorrência de óbitos. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, por meio de gotículas respiratórias produzidas por tosse, espirros ou fala da pessoa infectada.

A síndrome gripal se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, cefaléia, dores musculares, tosse, dor de garganta e fadiga. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Nos casos mais graves geralmente existe dificuldade da pessoa respirar e, por isso, há necessidade de hospitalização. O agravamento dos casos pode evoluir para a síndrome respiratória aguda grave ou mesmo óbito.

“Por causa dessas situações, a vacinação contra a influenza constitui medida de prevenção importante para proteger os grupos prioritários e mais vulneráveis contra a doença, além de contribuir para a redução da circulação viral na população”, reforça Agna Menezes.

A coordenadora lembra ainda que, de acordo com orientações do Ministério da Saúde, a vacina influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional e, também, com outros medicamentos. Isso gera oportunidade para os municípios aumentar as coberturas vacinais, além das pessoas aproveitarem uma única ida às salas de vacina para colocar em dia a caderneta de imunização.

Por Pedro Ricardo