A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária, por intermédio dos seus servidores, está realizando visitas técnicas com foco no cenário epidemiológico de alta incidência de casos prováveis de dengue, zika e chikungunya. A iniciativa partiu das reuniões do Comitê de Arboviroses Regional, que é realizado neste período sazonal todas as quartas-feiras. Créditos: Divulgação

Até agora já foram realizadas 7 visitas técnicas, com foco nos eixos de Comunicação/Mobilização, Controle Vetorial e Entomologia. A primeira aconteceu em Januária, dia 09/3, seguido pelas cidades de Juvenília, Miravânia, Montalvânia, Manga e São João das Missões. Nos dias 14 a 16/3 e 17/3 a visita foi em Itacarambi. Já no dia 23 e 24/3 o município de Januária recebeu uma capacitação dos agentes de endemias.

O quadro epidemiológico nas semanas em que foram realizadas as primeiras visitas sinalizava 19 municípios em cenário de emergência. Já o boletim epidemiológico do dia 21/3, posterior às ações, indicou 18 municípios com alta ou muita alta incidência de casos prováveis de dengue, zika e chikungunya, sugerindo resultados positivos.

As visitas técnicas tiveram como  objetivo principal apresentar o cenário epidemiológico, analisar os dados do LIRA (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti), reforçar as ações dispostas no plano de contingência de cada município, verificar as ações já desenvolvidas e traçar novas ações frente ao cenário atual. 

A referência técnica de arboviroses da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária, Marcus Oreste relatou que “a visita presencial a cada município, que esteja no cenário muito alta ou alta incidência para as arboviroses urbanas para dengue ou chikungunya é extremamente importante neste momento, pois os municípios têm a oportunidade de revisar as ações já realizadas e a proposição de novas ações com olhar técnico, já definindo as estratégias que devem ser tomadas”.  

Na ocasião os municípios puderam elaborar seu plano de ação em combate às arboviroses urbanas, assim como para intensificação da vacinação da febre amarela. Dentre as ações apontadas destaca-se o dia D para arboviroses, Mutirão de limpezas em parcerias com demais órgãos e entidades, oficinas em escolas com o público infantil, entre outras. 

Mesmo com intensificação dos entes públicos a população deve continuar em alerta e fazer a sua parte para não deixar criadouros para o mosquito Aedes aegypti, mantendo seu quintal limpo. 

 

Por Giuliana Dias